A avaliação da força abdominal no pré e pós-operatório de sujeitos submetidos í  artrodese lombar

Autores

  • Simone Eickhoff Bigolin UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v8i5.1795

Resumo

A dor lombar predomina nos transtornos da coluna vertebral, e associada a ela podem estar relacionadas disfunções e desequilí­brios que exijam um tratamento mais agressivo: a artrodese lombar. O músculo transverso abdominal é o principal estabilizador lombar, estando ele enfraquecido nos sujeitos lombálgicos crônicos. Assim, este estudo buscou avaliar a força da musculatura abdominal no pré e pós-operatório de sujeitos submetidos í  artrodese lombar e verificar a influência desse procedimento cirúrgico na força abdominal. Os sujeitos foram avaliados no pré-operatório (dia de internação), no dia de alta hospitalar e no 15° dia de pós-operatório. Para coletar os dados foi utilizado um questionário e a verificação da força abdominal foi realizada com o uso de um biofeedback de pressão: o stabilizer. Foram avaliados 05 sujeitos, e os dados apontam para a diminuição significativa da dor (p = 0,00) após o procedimento cirúrgico. Outro resultado expressivo foi que a força no pré-operatório apresentou uma média de 65,2 ± 2,2 mmHg e, após a cirurgia, a força abdominal alcançou uma média de 64,8 ± 1,8 mmHg. É possí­vel evidenciar que a força da musculatura abdominal encontra-se diminuí­da nesta amostra, no entanto não demonstrou alterações significativas entre o pré e o pós-operatório. Este estudo aponta para a necessidade de buscar no trabalho de reabilitação a ênfase no incremento da estabilidade da região lombar através da cinesioterapia.

Palavras-chave: artrodese lombar, força abdominal, transverso abdominal, lombalgia.

Biografia do Autor

Simone Eickhoff Bigolin, UNIJUÍ

D.Sc.,  Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, docente da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Referências

Tidswell M. Fisioterapia para fisioterapeutas. São Paulo: Premier; 2001. 340p.

Maxey L, Magnusson J. Reabilitação pós-cirúrgica para o paciente ortopédico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. 366 p.

Quintinilha A. Coluna vertebral. Segredos e mistérios da dor. Porto Alegre: AGE; 2002. 134 p.

Canavan PK. Reabilitação em medicina esportiva. São Paulo: Manole; 2001. 408 p.

Calliet R. Doença dos tecidos moles. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000. 504 p.

Keely G. Postura, mecânica corporal e estabilização da coluna. In: Bandy WD, Sanders B. Exercício terapêutico: técnicas para intervenção. Traduzido por: Fernando Diniz Mundim. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2003. p.252-80.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos originais