Intervenção fisioterapêutica em paciente com lesão traumática de membro inferior submetido a fixador externo do tipo Ilizarov
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v8i5.1807Resumo
O fixador externo de Ilizarov foi desenvolvido em 1951 pelo Professor Gavrill Ilizarov, permitindo o remodelamento e o alongamento ósseo, possibilitando correção de fraturas e deformidades ósseas. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da fisioterapia segundo o protocolo de Borges modificado em um paciente com trauma de membro inferior da Clínica-escola de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Recife. Foi utilizada uma avaliação fisioterapêutica específica para os distúrbios musculoesqueléticos, na qual foram anotados todos os sinais e sintomas de relevância para prognóstico e diagnóstico fisioterapêutico. Os resultados obtidos com o tratamento demonstraram ausência de dor, rigidez moderada dos tecidos moles, redução significativa do edema, cicatrização efetiva nos transpassos dos fios de Kischner, mobilidade patelar relativamente restrita, índice de Barthel com completa independência nas AVD"™s e AVP"™s e marcha com muleta canadense unilateral. Pode-se dizer que o tratamento proposto potencializou os aspectos funcionais e reduziu os efeitos deletérios do membro acometido.
Palavras-chave: fisioterapia, lesão traumática, membro inferior, Ilizarov.
Â
Referências
Mota WS. Atuação fisioterápica em pacientes submetidos a alongamento ósseo de membro inferior pelo método de Ilizarov. Fisio & Terapia 2000;23:20-22.
Souza AP, Silva JS, Oliveira NH, Rosa UA. Atualização em fixador externo de ilizarov: Aspectos clÃnicos e fisioterapêuticos [online]. [citado 2002 set 20]. DisponÃvel em URL: http:// www.fisioterapia.com.br/publicacoes/atuafixa.asp
Leme MJ. Intervenção fisioterápica em pacientes submetidos ao Aparelho Fixador Externo de Ilizarov. Fisioter Mov 1994;7:17–33.
Borges J. Reabilitação para alongamentos de membros e cirurgia de reconstrução [online]. [citado 2002 out 11]. DisponÃvel em: URL: http://www.car.med.br/reabilitacao.asp.
Porto CC. Exame clÃnico: bases para a prática médica. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. p.153-220.
Salvini TF. Plasticidade e adaptações postural dos músculos esqueléticos. In: Marques AP. Cadeias musculares: um programa para ensinar avaliação fisioterapêutica global. São Paulo: Manole; 2000. p.3-14.
Kisner C, Colly A. ExercÃcios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3a ed. São Paulo: Atheneu; 1998. p.141-79.
Domenico G, Wod GC. Técnicas de massagem de Beard. São Paulo: Manole; 1998. p.31-71.
Bates A, Hanson N. ExercÃcios aquáticos terapêuticos. São Paulo: Manole; 1998. p.1-9.
Xhardez Y. Cirurgia. In: Xhardez Y. Vade-Mécum de cinesioterapia e reeducação funcional: técnicas, patologias e indicações de tratamento. 4a ed. São Paulo: Andrei; 2001.
Veçoso MC. Laser em fisioterapia. São Paulo: Lovise; 1993. p.31-50.
Hall C, Brody L. ExercÃcio terapêutico na busca da função. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. p. 441-73.
Andrew AG, Karen EC, Susan BS. Avaliação funcional. In: O’Sullivan SB & Schmitz TJ. Fisioterapia: avaliação e tratamento. Traduzido por: Fernando Gomes do nascimento. 2a ed. São Paulo: Manole; 1993. p.251-269.
Ferreira E. Fisioterapia e fixação externa [online]. [citado 2002 out 02]. DisponÃvel em: URL:http://www.ruymaia.hpg.ig.com.br/art%20prof%204.htm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.