Benefícios de um programa de fortalecimento excêntrico do quadríceps no tratamento da osteoartrite de joelho
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i1.1894Resumo
O presente trabalho foi realizado através da seleção de um individuo idoso portador de osteoartrite de joelho, no qual foram utilizados para conï¬ rmação da patologia o diagnóstico médico, o exame radiológico e a sintomatologia clínica. Foram realizados um total de 36 sessões de ï¬ sioterapia exclusivamente de alongamento estático e fortalecimento excêntrico do quadríceps femoral, com freqüência de três sessões por semana, com duração média de 50 minutos cada sessão. Foram utilizadas as escalas de força manual, goniometria passiva, perimetria, índice algo-funcional de Lequesne e escala de Cincinnati, para mensuração, com obtenção de ganhos signiï¬ cativos, demonstrados em forma de gráï¬ cos. Devemos considerar que apesar de haverem possíveis variáveis nesta pesquisa por ter sido realizada somente com uma amostra, concluímos que o exercício excêntrico de quadríceps femoral produz uma melhora substancial no quadro álgico e incapacitante em indivíduos portadores de osteoartrite de joelho, resultando em uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: idoso, osteoartrite, exercício excêntrico, qualidade de vida
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.