Fisioterapia preventiva na avaliação ergonômica de um escritório
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i5.1932Resumo
O objetivo deste trabalho foi veriï¬ car os fatores que poderiam estar relacionados com sintomatologias inerentes a LER/DORT em um posto de informática. Vinte trabalhadores que apresentavam alterações músculo-esqueléticas, participaram deste estudo. A atividade do posto de trabalho foi avaliada por meio de entrevista e aplicação de um questionário, sendo que para a análise dos dados, foi constituído um banco de dados por meio de uma planilha de dados e posteriormente foi aplicada í estatística descritiva. Os resultados apresentados demonstraram que a maior incidência de sintomatologia dolorosa está localizada principalmente na coluna vertebral, sendo que os principais sintomas relatados foram: dor de cabeça, dor muscular localizada, dor irradiada e formigamento. Sugere-se a conscientização postural na posição sentada, realizar pausas durante o trabalho e implantar um programa de ginástica laboral com objetivo de minimizar as sintomatologias apresentadas. Palavras-chave: ergonomia, dor, desconforto, ï¬sioterapia preventiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.