Importância da vacuoterapia no ï¬bro edema gelóide
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v7i6.1945Resumo
O ï¬ bro edema gelóide, conhecido vulgarmente como celulite, é uma patologia que atinge a estrutura dermo-hipodérmica, caracterizada por nódulos de variado tamanho e localização, espessamento sub-epidérmico, podendo apresentar um quadro álgico e/ou déï¬ cit funcional no membro acometido. A patologia está relacionada a um processo reativo da matriz extracelular com conseqüente hiperpolimerização das glicosaminoglicanas, retenção hídrica, aumento da viscosidade da substância fundamental, irritação das ï¬ bras teciduais com formação de tecido ï¬ broso. O tecido ï¬ broso torna-se continuamente endurecido e esclerosado, diï¬ cultando os intercâmbios celulares por compressão dos vasos. Assim, o ï¬ bro edema gelóide se caracteriza por ser um tecido subnutrido e mal oxigenado. A vacuoterapia é uma técnica rítmica de dobramento e desdobramento com sucção do panículo adiposo, que utiliza ventosa com roletes em conjunto com a pressão negativa da sucção. Esse movimentos de pressão positiva (ventosas com rolos) com pressão negativa (sucção) promove uma massagem profunda mecânica no tecido conjuntivo sub-epidérmico. Assim, a terapia com vácuo promove alterações funcionais importantes no ï¬ bro edema gelóide por incrementar a circulação sanguínea e linfática, melhorar a extensibilidade do tecido colagenoso e mobilizar o tecido ï¬ broesclerosado, determinando uma melhora na nutrição e oxigenação celular. Palavras-chave: matriz extracelular, ï¬bro edema gelóide, vacuoterapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.