Ação da postura corporal estática e da força dos músculos respiratórios e sua correlação com a produção e qualidade vocal em professores

Autores

  • Rita de Cássia Vasconcelos Cialdini UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v6i3.1981

Resumo

O objetivo principal do presente trabalho foi caracterizar as alterações de postura corporal estática e quantificar a força dos músculos respiratórios em professores do ensino fundamental, em escolas públicas, na cidade de Fortaleza/CE, correlacionando estas alterações com produção e qualidade vocal. O campo de investigação dessa área torna-se amplo, exigindo um estudo profundo e abrangente para destacar a complexidade da postura corporal estática e da força dos músculos respiratórios e de sua inter-relação com a produção e qualidade vocal de docentes. Utilizou-se um questionário respondido por 60 professores de ambos os sexos, contendo perguntas abertas, relativas às práticas de atividades utilizadas antes e após o desempenho profissional, bem como as reações posturais, respiratórias e vocais que se manifestaram após seus desempenhos em sala de aula, que assinalam dor muscular, perturbações funcionais da postura, alteração do padrão respiratório, tensão muscular, estresse fí­sico e cansaço vocal. Os resultados obtidos grifaram: os professores não utilizavam a fonoterapia como prática preventiva do desgaste de voz, configurando o descuido na preparação da musculatura vocal. A negligência e desinformação acerca da relevância desempenhada pela postura, sua í­ntima relação com o equilí­brio torácico-abdominal e a ação integrada músculo-respiração, avaliaram o despreparo vocal dos docentes. Palavras-chave: postura, músculos respiratórios, professor– ensino fundamental, voz.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Vasconcelos Cialdini, UNIFOR

Fisioterapeuta e Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

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Publicado

2018-03-18

Edição

Seção

Artigos originais