O uso da dança como aspecto lúdico no tratamento fisioterapêutico para criança portadora de paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i3.1991Resumo
O presente artigo avaliou a efetividade da dança, em uma sessão de fisioterapia aplicada í Neurologia Infantil, no tratamento da paralisia cerebral. Foi selecionado um único paciente, portador de paralisia cerebral, do tipo diparético, com idade de quatro anos, sexo feminino. Realizou-se uma ficha de avaliação, a fim de avaliar posturas, transferências, tônus, reflexo, citometria. Aplicou-se uma ficha ao início do tratamento e outra, após seis meses, ao término da aplicação da proposta. Observou-se que, dentre as inúmeras formas de se trabalhar com crianças portadoras de paralisia cerebral, os procedimentos utilizados na dança destacam-se, evidenciando uma melhora do DNPM, ampliação das experiências e exploração do próprio corpo durante a terapia. Em avaliação neurológica final, observou-se melhora da força muscular, simetria, equilíbrio, coordenação motora, locomoção, normalização de tônus, além do prazer que a criança demonstrou em comparecer í terapia. Através do contexto lúdico, criado pela associação da dança ao programa de fisioterapia, observaram-se, tanto benefícios psíquicos como físicos, indicando a relevância do aspecto lúdico na vida e no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral sem comprometimento cognitivo. Palavras-chave: paralisia cerebral, lúdico, dança, criança.
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