Programa de verificação e controle de equipamentos de ultra-som terapêuticos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i5.2018Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um programa para verificação e controle de equipamentos de ultra-som terapêuticos. O programa é baseado em normas técnicas e em gerenciamento de tecnologias, e consiste em etapas de aquisição, inspeção inicial, controle e manutenção dos equipamentos. O programa foi implementado em 5 clínicas, particulares e/ou vinculadas a instituições de ensino e pesquisa. Foram analisados 19 equipamentos de ultra-som de fabricação nacional e estrangeira, de 5 marcas e 10 modelos, com tempo de uso e data de fabricação variados. Na implementação do programa, foram analisadas as fichas técnicas dos equipamentos e seus registros, durante a etapa de aquisição, realização de testes qualitativos (teste do calorímetro) para verificação do desempenho do equipamento e realização de testes de segurança elétrica. Pelos resultados obtidos, diversos problemas foram identificados: fichas técnicas incompletas e variação excessiva dos valores de energia de ultra-som dos equipamentos, falhas nas instalações elétricas das clínicas e nos equipamentos avaliados, etc. A fim de se garantir maior eficácia nos tratamentos fisioterápicos em que o equipamento de ultra-som é utilizado, mostra-se necessária a implementação de programas do tipo desenvolvido ou outros similares, os quais poderiam ser implementados na prática clínica. Palavras-chave: ultra-som terapêutico, normas, programa de gerenciamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.