Propriedades anatômicas e funcionais da ATM com aplicabilidade no tratamento fisioterapêutico
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i5.2027Resumo
A ATM é uma articulação que merece atenção especial por suas características morfológicas e fisiológicas. A ATM é bilateral, estando em frente a cada orelha e é responsável pelos movimentos de abrir e fechar, executados pela mandíbula. Participa do processo da mastigação, do movimento da fala e da deglutição. Por estar em constante movimento, é muito exigida. É das mais complexas articulações do corpo humano e o conhecimento da anatomia é essencial, pois visa reabilitação mais eficaz dos pacientes com disfunções temporomandibulares. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão direcionada para a prática da fisioterapia. Palavras-chave: anatomia, articulação temporomandibular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.