Descrição do método de avaliação postural de Portland State University
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i5.2029Resumo
O presente artigo aborda uma metodologia de avaliação postural baseada no método proposto pela Portland State University (PSU) e adaptado por Althoff, Heyden e Robertson. Neste sentido, descrevemos passo a passo o protocolo e seus escores sobre a interpretação de desvios posturais. A aplicação requer a utilização de um simetrógrafo, uma base sobre o chão para o posicionamento dos pés, fio de prumo e avaliação subjetiva dos desvios posturais do avaliado, tomando sempre como referência a linha vertical do fio de prumo, com o avaliado na posição em pé. Ao final, o avaliador tem como parâmetro as assimetrias presentes no sujeito e classificá-los conforme o Índice de Correção Postural (ICP). Palavras-chave: postura corporal, avaliação postural, método de avaliação postural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.