Efeitos do laser de 660 nm no reparo de ruptura parcial do tendão calcâneo de ratos
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v6i6.2035Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do laser de baixa intensidade após ruptura parcial do tendão calcâneo. Dezoito ratos machos foram submetidos í lesão com queda de 186 gramas de uma altura de 20 centímetros sobre o tendão direito. Estes foram divididos em 3 grupos: 1 (n = 8) tratado com laser AsGaAl de 660 nm, com 10 mW, durante 10 segundos; 2 (n = 8) recebeu tratamento placebo e 3 (n = 8) não recebeu nenhum tratamento. No 8º dia após a lesão, os animais foram sacrificados e analisados qualitativamente. Os resultados mostraram que os tendões tratados com laser apresentaram melhor qualidade de reparo, com melhor organização das fibras colágenas, menor quantidade de células inflamatórias e aceleração do processo de cicatrização do tecido comparado com os demais grupos. Assim, concluímos que o laser foi eficaz no tratamento após lesão parcial do tendão calcâneo quando comparados com os grupos placebo e sem tratamento. Palavras-chave: laser de baixa intensidade, tendão calcâneo, reparo tecidual, ruptura tendínea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.