Os efeitos da equoterapia em crianças com autismo

Autores

  • Gabriela Cunha Pimentel CESUPA
  • Fernando de Oliveira Ribeiro CESUPA
  • Nandra Oneide Pantoja Moraes CESUPA
  • Luana Valeria dos Santos Blois CESUPA

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v20i5.2703

Resumo

Introdução: A equoterapia é uma das alternativas para melhor atender as especificidades das crianças com transtorno espectro autistas, no intuito de contribuir em seu desenvolvimento global. Objetivo: Analisar os efeitos de intervenções terapêuticas baseadas na equoterapia para o desenvolvimento de crianças com autismo. Métodos: A metodologia deste estudo foi pautada na revisão bibliográfica, de caráter descritivo, a fim de compreender os efeitos da equoterapia no desenvolvimento da criança autista. Foi realizado levantamento de artigos cientí­ficos publicados entre 2016 e 2018, com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, PEDro e Lilacs. Resultados: Os resultados desta pesquisa apontam que a equoterapia propicia inúmeros efeitos benéficos para crianças autistas no que se refere í  motricidade e aos aspectos cognitivos e psicológicos, visto que as atividades propostas pela terapia com cavalos geram benefí­cios ao equilí­brio, concentração e postura. Conclusão: Considerando os efeitos benéficos que a equoterapia gera no desenvolvimento global da criança autista, é imprescindí­vel que profissionais como os fisioterapeutas busquem mais informações sobre a referida terapia, atuando com práticas interventivas eficazes dentro do contexto da fisioterapia em neuropediatria e mediadores no processo de construção para melhor qualidade de vida em indiví­duos autistas por meio das terapias complementares com cavalos.

Palavras-chave: terapia assistida por cavalos, transtorno espectro autista, fisioterapia.

Biografia do Autor

Gabriela Cunha Pimentel, CESUPA

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Área das Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Belém/PA

Fernando de Oliveira Ribeiro, CESUPA

Acadêmico do Curso de Fisioterapia, Área das Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Belém/PA

Nandra Oneide Pantoja Moraes, CESUPA

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Área das Ciências Ambientais, Biológicas e da Saúde, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Belém/PA

Luana Valeria dos Santos Blois, CESUPA

Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará,  Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA/PA), Belém/PA

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Publicado

2019-10-24