Estudo comparativo do uso da eletroestimulação na mulher associada com atividade física visando a melhora da performance muscular e redução do perímetro abdominal
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v4i1.2999Resumo
Este artigo descreve o tratamento realizado em 15 voluntárias de uma população de conveniência que se propuseram í melhora no aspecto estético e na performance do músculo abdominal, moradores do bairro Penha Circular, no Rio de Janeiro-RJ. As aplicações foram realizadas nas residências de 10 voluntárias, sendo 5 voluntárias participando somente do programa de eletroestimulação, 5 participando da eletroestimulação mais os exercícios aeróbicos controlados por um personal trainer e as 5 últimas participando somente do programa de exercícios aeróbicos, todas com o mesmo professor de Educação Física. O trabalho objetivou proporcionar uma diminuição do perímetro abdominal, e possivelmente proporcionar a manutenção da qualidade e quantidade do tecido muscular no reto abdominal, com a utilização da eletroestimulação neuromuscular com corrente de média freqüência. As voluntárias detalhavam total constrangimento com a gordura localizada na região infra-abdominal, desta maneira voluntariamente se submeteram a uma avaliação constituída de perimetria abdominal, com uso de trena antropométrica, e aferição com uso do adipômetro. Para a elucidação do estudo de caso, os autores fizeram uma revisão da literatura de autores emblemáticos nos aspectos descritos na revisão. Em virtude dos resultados alcançados ao final do trabalho, o relato de caso apresentado mostrou que tais resultados mostraram-se favoráveis ao uso da eletroestimulação neuromuscular na terapêutica para manutenção na qualidade muscular e possível perda de tecido adiposo em região abdominal.
Palavras-chave: Eletroestimulação, média frequência, perímetro abdominal, adipômetro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.