Sí­ndrome de burnout: a caracterização dos docentes do ensino fundamental do Municí­pio de Itapiúna/CE

Autores

  • Denilson de Queiroz Cerdeira Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v15i3.334

Resumo

A Sí­ndrome de Burnout (SB) é uma patologia de carácter psí­quico, que afeta profissionais que trabalham diretamente com seres humanos. A pesquisa objetivou caracterizar os docentes de uma escola do ensino fundamental do municí­pio de Itapiúna/CE quanto í  SB. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa realizada nos meses de fevereiro a dezembro de 2012, na Escola de Ensino Fundamental Recanto da Criança em Itapiúna/CE, com 46 professores. Os dados foram coletados através do questionário Maslach Burnout Inventary. Apresentou como resultados: 73,91% dos participantes eram do sexo feminino com idade média de 34,1 anos, sendo 43,5% solteiros, 80,4% graduados, 63% de Itapiúna/CE. Com relação às dimensões, 30,4% apresentavam alto í­ndice de exaustão emocional, 17,4% pontuaram moderada para baixa realização pessoal no trabalho e 23,9% com í­ndice alto para despersonalização. Esta pesquisa pode confirmar a presença da sí­ndrome nos docentes com 73,9% de prevalência. Desta forma, percebe-se a importância da criação urgente de programas de orientações e práticas que busquem a prevenção em saúde no ambiente escolar visando uma melhor qualidade de vida para esses trabalhadores e um profissional saudável e qualificado para as instituições.

Palavras-chave: burnout, docente, Fisioterapia.

Biografia do Autor

Denilson de Queiroz Cerdeira, Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS

Ft., M.Sc.,  Orientador e Docente dos Cursos de Fisioterapia, Psicologia e Odontologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão - FCRS e Fisioterapia do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA)

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Publicado

2016-07-14

Edição

Seção

Artigos originais