As novas demandas da atenção í  saúde: estamos preparados para mudanças na formação profissional?

Autores

  • Lina Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v14i2.374

Resumo

Introdução: Em função de uma trajetória profissional curativa e reabilitadora, os fisioterapeutas encontram-se frente ao desafio da adaptação de sua formação curricular para atender às novas demandas da saúde pública brasileira. Objetivo: Verificar a necessidade de adequação das grades curriculares dos cursos de fisioterapia aos propósitos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) na formação de profissionais fisioterapeutas com perfil humanista e generalista. Material e métodos: Foram analisadas 33 grades curriculares de cursos de fisioterapia, reconhecidos pelo MEC, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, para verificar se os conteúdos programáticos atendem às mudanças preconizadas. Resultados: Em treze cursos o modelo de ensino ainda é o tradicional, tendo como referência o "saber técnico". Nove cursos buscam se adaptar às propostas das Diretrizes. Onze integram disciplinas e estágios supervisionados que atendem às mudanças. Conclusão: Os projetos pedagógicos revelam a necessidade de mudanças na educação, de modo que o processo de formação se paute por uma atuação com foco na prevenção e promoção da saúde.

Palavras-chave: atenção primária í  saude, educação em saúde, prática profissional, classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde.

Biografia do Autor

Lina Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais

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Publicado

2016-07-16

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Artigos originais