Critérios de escolha do consumidor: um estudo dos valores buscados na fisioterapia dermatofuncional

Autores

  • Ludmila Bonelli Cruz
  • Luiz Antônio Antunes Teixeira Universidade FUMEC
  • Jersone Tasso Moreira Silva Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v14i2.384

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar os valores que o cliente busca ao escolher um tratamento estético, especificamente na fisioterapia dermatofuncional. Optou-se, como base para este estudo, pelas tipologias que enfocam o valor para os consumidores, nos processos de aquisição de bens e serviços, apoiando-se com mais ênfase nos valores propostos por Holbrook (1982). A metodologia adotada é de natureza quantitativa com aplicação do modelo de análise fatorial. Foi desenvolvido e aplicado um questionário com clientes que já fizeram tratamento com fisioterapia dermatofuncional. O questionário utilizado para a pesquisa foi disponibilizado por meio de um site, tendo sido obtido retorno de 142 respondentes. Os dados recolhidos permitiram analisar a aceitação de um novo serviço pelo cliente, sua preferência, sua intenção de consumo, seus critérios de escolha e seus valores. Os resultados encontrados indicaram uma presença mais forte dos valores Eficiência, Diversão e Estima e menor presença para Excelência e Estética no processo de escolha do tratamento da fisioterapia dermato-funcional. Os valores Status e Espiritualidade foram construtos não validados neste estudo.

Palavras-chave: Fisioterapia, fisioterapeutas, estética.

Biografia do Autor

Ludmila Bonelli Cruz

Ft., M.Sc., Clí­nica Belle Bonelli

Luiz Antônio Antunes Teixeira, Universidade FUMEC

D.Sc., Universidade FUMEC

Jersone Tasso Moreira Silva, Universidade FUMEC

D.Sc., Universidade FUMEC

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Publicado

2016-07-16

Edição

Seção

Artigos originais