Eficácia da combinação do Nintendo Wii® e fisioterapia convencional na independência funcional de indiví­duos hemiparéticos pós-acidente vascular cerebral: ensaio clí­nico randomizado

Autores

  • Marcio Ribeiro de Souza Filho UFBA
  • Nildo Manoel da Silva Ribeiro UFBA
  • Daniele Costa Borges Souza UFBA
  • Matheus Sales UFBA
  • Ailton Melo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v21i5.3960

Palavras-chave:

acidente vascular cerebral, realidade virtual, Fisioterapia

Resumo

Introdução: Nos últimos anos, nota-se crescente interesse na utilização da realidade virtual não imersiva (RVNI) em pacientes pós-acidente vascular cerebral. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar a eficácia da combinação da realidade virtual não imersiva através do console Nintendo Wii® e cinesioterapia na independência funcional de indivíduos hemiparéticos pós-acidente vascular cerebral. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado cego. 48 sujeitos foram randomizados, sendo 57,5 % do sexo masculino com idade média de 55,6 anos, alocados em três grupos de tratamento: grupo Realidade Virtual (GRV), grupo Cinesioterapia (GCT) e grupo Realidade Virtual e Cinesioterapia (GRVCT). Cada grupo com 16 participantes realizaram 16 sessões com duração de 50 minutos cada, duas vezes por semana, durante 8 semanas. A avaliação da independência funcional foi realizada pelo Índice de Barthel Modificado pré e pós-tratamento. Resultados: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos com relação à idade, gênero, tempo de acidente vascular cerebral e hemicorpo afetado; os grupos foram homogêneos com relação a essas variáveis. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre nenhum dos três grupos (intergrupo) antes do tratamento em comparação com o pós-tratamento nas variáveis do Índice de Barthel Modificado. Na comparação intragrupo, em alguns domínios do Índice de Barthel Modificado foram observadas alterações positivas consideráveis, principalmente no grupo que realizou apenas realidade virtual não imersiva. Conclusão: A realidade virtual não imersiva como terapia para reabilitação não apresentou diferença no grau de independência funcional dos pacientes analisados, porém a RVNI em combinação com a cinesioterapia ou isolada, ou apenas a cinesioterapia podem ser utilizadas sem prejuízos em pacientes hemiparéticos após AVC.

Biografia do Autor

Marcio Ribeiro de Souza Filho, UFBA

 M.Sc., Fisioterapeuta no Hospital Universitário de Lagarto-SE / EBSERH e Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Esplanada, BA, Brasil

Nildo Manoel da Silva Ribeiro, UFBA

Ft., Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Daniele Costa Borges Souza, UFBA

Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Divisão de Neurologia e Epidemiologia, Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Matheus Sales, UFBA

Programa de Pós-Graduação em Processos interativos dos órgãos e sistemas, Instituto de ciências da saúde, Divisão de Neurologia e Epidemiologia, Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Ailton Melo, UFBA

Divisão de Neurologia e Epidemiologia, Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia, Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

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Publicado

2020-11-19

Edição

Seção

Artigos originais