Deslocamento de deficientes visuais em vias públicas da região metropolitana de Belém/PA

Autores

  • Paulo Eduardo Santos Avila Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v13i1.458

Resumo

Introdução: Em uma estrutura urbana, o sistema de deslocamento é o articulador das atividades econômicas, culturais e sociais. Porém, alguns gestores deixam de construir em seus municí­pios uma infraestrutura de transporte adequada para a circulação de pedestres, em especial de portadores de necessidades especiais (PNE). Objetivo: Levando-se em consideração a dificuldade de acessibilidade existente na mobilidade urbana desses indiví­duos e a condição real das calçadas na maioria das cidades brasileiras, faz-se necessário obter informações sobre possí­veis alterações que o piso possa provocar no sistema locomotor durante a marcha. Material e métodos: Foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas (questionários de opinião) a 54 deficientes visuais a fim de verificar o grau de satisfação com as calçadas de Belém e com a utilização do piso com sinalização tátil de alerta e tátil direcional da Prefeitura Municipal de Belém. Resultados: Foi encontrado, entre outros resultados, que a maior parte dos investigados sente alguma dificuldade em se deslocar pelas calçadas da cidade e a significativa minoria considera ruim o deslocamento na calçada cidadã. Conclusão: Pode-se concluir que a dificuldade de deslocamento pelas calçadas da Região Metropolitana de Belém afeta enormemente aos deficientes visuais.

Palavras-chave: infraestrutura de transporte, acessibilidade, mobilidade urbana, calçadas, deficientes visuais. 

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Santos Avila, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

D.Sc., Professor/Pesquisador do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

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Publicado

2016-11-27

Edição

Seção

Artigos originais