Applicação da eletroestimulação transcutânea diafragmática em indivíduos normais
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v1i1.606Resumo
Através desta pesquisa, buscou-se acrescentar a eletroestimulação transcutânea diafragmática como uma técnica respiratória, capaz de melhorar a função diafragmática. As eletroestimulações foram realizadas em 10 indivíduos hígidos, com diafragmas normais (grau III), durante 10 sessões de 14 minutos. Por meio de uma breve revisão bibliográfica e estudo da relação da eletroestimulação e da fisiologia pulmonar, pôde-se chegar a alguns critérios para uma melhor atividade diafragmática e uma melhor capacidade de endurance, Constatou-se que todos os indivíduos obtiveram melhora dos parâmetros avaliados após as eletroestimulações. Acreditamos que a eletroestimulação transcutânea diafragmática pode melhorar a função diafragmática, bem como a velocidade de condução do estímulo e a capacidade de endurance.
Palavras-chave: eletroestimulação transcutânea, diafragma, endurance, velocidade de condução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.