Alterações do equilíbrio escapular em escolares de 10 a 12 anos no município de Parnaíba/PI
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v12i6.956Resumo
Crianças adaptam-se rapidamente a uma nova postura e, se este posicionamento for inadequado, pode acarretar em comprometimentos corporais, prejudicando sua postura. Os padrões posturais assumidos na infância progressivamente podem formar a postura do adulto. São inúmeras as variáveis que influenciam a ergonomia corporal, dentre elas estão os distúrbios no equilíbrio escapular. Este estudo objetivou analisar quantitativamente as alterações escapulares em escolares no município de Parnaíba/PI. Trata-se de um estudo transversal, onde foi realizada uma avaliação postural em 148 crianças entre 10 e 12 anos de ambos os sexos. Os testes utilizados na análise da verificação da variação de frequências e do grau de associação entre as variáveis foram Qui-Quadrado. O nível de significância estabelecido foi o equivalente a p < 0,05. O presente estudo observou as seguintes alterações no equilíbrio estático da cintura escapular: (5,2%) protusão, (16,5%) adução, (20,6%) abdução, (27,8%) elevação. A taxa de normalidade foi 29,9%. A alteração escapular mais comum nos alunos avaliados foi a elevação escapular com 27,8%. Concluiu-se que 66,2% dos escolares avaliados apresentaram alterações do alinhamento escapular e ao compararmos as outras alterações, há variação significativamente distinta na prevalência da adução e protusão escapular.
Palavras-chave: criança, equilíbrio postural, postura, biomecânica.Â
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