Comparação do teor de sódio em produtos industrializados diet e light e seus análogos convencionais

Autores

  • Ana Luí­za de Melo Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v16i1.738

Resumo

Objetivo: Avaliar a concentração de sódio em alimentos diet e light e seus análogos convencionais e associá-los aos fatores de risco que influenciam no desenvolvimento e complicações da hipertensão arterial e diabetes. Métodos: Foram coletados dados do teor de sódio contido nos rótulos dos alimentos diet e light que possuí­am os análogos convencionais. Foram analisados 69 rótulos. Resultados: Houve um aumento da porcentagem de sódio de 61,53% e 55,8% dos diet e light respectivamente. Conclusão: Há uma grande alteração no teor de sódio nos alimentos pesquisados em relação ao convencional. O aumento do consumo desses alimentos, aliados a outros fatores de risco, principalmente os diet pelos diabéticos, pode levar ao desenvolvimento e/ou complicações de hipertensão arterial.

Palavras-chave: hipertensão arterial, diabetes.

Biografia do Autor

Ana Luí­za de Melo Oliveira

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clí­nica e Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos

Referências

Toscano CM. As campanhas nacionais para detecção das doenças crônicas não transmissíveis: diabetes e hipertensão arterial. Ciência & Saúde Coletiva 2004;9:885-95.

Lessa I. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: um desafio para a complexa tarefa da vigilância. Ciência & Saúde Coletiva 2004;9(4):931-43.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem Nutricional Obrigatória: Manual de orientação às indústrias de alimentos. Brasília; 2005.

Cândido LMD, Campos AM. Alimentos para fins especiais: Dietéticos. São Paulo: Varela; 1996.

Pertschy P. Comparação do teor de sódio em alimentos convencionais, light e diet pela rotulagem dos produtos. Guarapuava; 2010.

Sociedade Brasileira de Cardiologia /Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1)(Supl1):1-51.

Vieira ACP, Cornélio AR. Produtos light e diet: o direito a informação ao consumidor. Jus Navigandi 2004;9(530).

Ferrari CC, Soares LM. Sódio em bebidas carbonatadas nacionais. Ciênc Tecnol Aliment 2003;23(3):414-7.

Krummel DA et al. Terapia nutricional na hipertensão. In: Mahan LK, Escott-Stump S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 11. ed. São Paulo: Roca; 2005. p.850-76.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Downloads

Publicado

2017-02-11

Edição

Seção

Artigos originais