Escolhas alimentares na infância: podem as personagens infantis interferir nesta decisão?

Authors

  • Hermano Pinheiro de Rezende Centro Universitário São Camilo http://orcid.org/0000-0003-2626-9916
  • Renata Furlan Viebig Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Juliana Masami Morimoto Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.33233/nb.v17i1.1032

Abstract

Introdução: O marketing é determinante para as escolhas alimentares infantis na atualidade, especialmente devido ao priming com personagens infantis. Objetivo: Avaliar a influência das personagens infantis admiráveis nas escolhas de produtos alimentí­cios saudáveis por parte de crianças. Métodos: Pesquisa transversal com alunos de um colégio. Inicialmente, foi avaliado o Índice de Massa Corporal/Idade. Nas etapas seguintes aplicamos o estí­mulo priming nos lanches escolares, sendo solicitado que cada aluno escolhesse uma porção com biscoitos doces integrais ou recheados. Além do priming com personagens, na terceira etapa do estudo realizou-se o priming com alimentos. Os achados foram analisados com auxí­lio do software SPSS-20.0, utilizando-se o teste de McNemar. Resultados: Foram estudadas 44 crianças e idade média de 7,55 anos. Quase metade das crianças estavam com risco de sobrepeso ou sobrepeso para a idade (45,5%). Na primeira semana do estudo, 86,7% escolheram o biscoito recheado. Houve um aumento de 8,6% na opção de biscoito integral na segunda semana e na terceira semana de estudo, 34,3% das crianças optaram pelo biscoito integral, porém esse aumento percentual não foi estatisticamente significativo. Conclusão: Quando observamos as escolhas das crianças nas 4 semanas de estudo, conseguimos perceber o quão enraizados já estão os hábitos alimentares.

Palavras-chave: hábitos alimentares infantis, marketing, priming, personagens infantis, biscoitos.

Author Biographies

Hermano Pinheiro de Rezende, Centro Universitário São Camilo

Mestre no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Nutrição: do Nascimento í  Adolescência do Centro Universitário São Camilo SP; Pós-graduado Lato Sensu em Engenharia de Alimentos - Desenvolvimento de Produtos do Instituto Mauá de Tecnologia em 2013; Graduado em Nutrição Universidade Anhembi Morumbi em 2011. É Analista Pleno de Pesquisa & Desenvolvimento na Pandurata Alimentos Ltda. Exerce atividades no Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento, setor de Matéria Prima homologa novos fornecedores e fornecedores alternativos, pesquisa novos insumos, auxilia nos projetos de inovação, conduz reuniões com fornecedores, realiza acompanhamento de shelf life de produtos, desenvolve trabalhos com matérias primas para redução de custo. Anteriormente exercia atividades na área de Assuntos Regulatórios. Trabalhou em corporações no setor de Nutrição.

Renata Furlan Viebig, Universidade Presbiteriana Mackenzie

D.Sc., Nutricionista, Professora e supervisora de estágios da área de Nutrição Esportiva do Centro Universitário São Camilo e da área de Nutrição Clí­nica da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Juliana Masami Morimoto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

D.Sc., Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Published

2018-06-17

Issue

Section

Artigos originais