Escolhas alimentares na infância: podem as personagens infantis interferir nesta decisão?
DOI:
https://doi.org/10.33233/nb.v17i1.1032Abstract
Introdução: O marketing é determinante para as escolhas alimentares infantis na atualidade, especialmente devido ao priming com personagens infantis. Objetivo: Avaliar a influência das personagens infantis admiráveis nas escolhas de produtos alimentícios saudáveis por parte de crianças. Métodos: Pesquisa transversal com alunos de um colégio. Inicialmente, foi avaliado o Índice de Massa Corporal/Idade. Nas etapas seguintes aplicamos o estímulo priming nos lanches escolares, sendo solicitado que cada aluno escolhesse uma porção com biscoitos doces integrais ou recheados. Além do priming com personagens, na terceira etapa do estudo realizou-se o priming com alimentos. Os achados foram analisados com auxílio do software SPSS-20.0, utilizando-se o teste de McNemar. Resultados: Foram estudadas 44 crianças e idade média de 7,55 anos. Quase metade das crianças estavam com risco de sobrepeso ou sobrepeso para a idade (45,5%). Na primeira semana do estudo, 86,7% escolheram o biscoito recheado. Houve um aumento de 8,6% na opção de biscoito integral na segunda semana e na terceira semana de estudo, 34,3% das crianças optaram pelo biscoito integral, porém esse aumento percentual não foi estatisticamente significativo. Conclusão: Quando observamos as escolhas das crianças nas 4 semanas de estudo, conseguimos perceber o quão enraizados já estão os hábitos alimentares.
Palavras-chave: hábitos alimentares infantis, marketing, priming, personagens infantis, biscoitos.
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