Rotulagem de alimentos e consumidor
DOI:
https://doi.org/10.33233/nb.v14i4.49Abstract
O aumento da obesidade e de doenças relacionadas a hábitos alimentares inadequados resultou em maior interesse e preocupação dos consumidores com relação í alimentação. A rotulagem nutricional é considerada ferramenta importante no processo de educação nutricional, auxiliando o consumidor na compra de alimentos. No entanto, diversas pesquisas demonstram que o consumidor não compreende satisfatoriamente as informações declaradas na rotulagem dos produtos alimentícios. Neste contexto, o objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento dos consumidores a respeito dos rótulos de alimentos. Foi desenvolvido um questionário sobre rotulagem alimentar, aplicado em 70 consumidores de um supermercado no município de São Vicente/SP. Os resultados encontrados na população estudada foram: 54,28% lêem os rótulos; 52,86% são influenciados pela rotulagem nutricional no momento da compra; 90% consideram como dado de maior importância da rotulagem o prazo de validade; 84,28% não compreendem a informação %VD; 48,57% consideram as gorduras como item de fundamental importância na tabela de informação nutricional; 45,71% relataram que a rotulagem serve para informar o que ele está ingerindo e 51,43% não confiam nos dados que constam na rotulagem. Constata-se, portanto, que é necessária uma ação educativa para o consumo saudável de alimentos e entendimento das informações nutricionais, a fim de fornecer subsídios aos consumidores para que tenham autonomia na escolha de alimentos.
Palavras-chave: rotulagem de alimentos, informação do consumidor.
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