Avaliação do estágio de desenvolvimento motor em crianças de 10 a 11 anos

Autores

  • Rodrigo Bessa UAM
  • Deborah Palma UAM
  • Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima UAM
  • Andreia Camila de Oliveira UAM

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v17i3.2580

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil; esportes; desempenho atlético; academias de ginástica

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar o estágio de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 11 anos, praticantes de futebol, através do Teste de Escala de Desenvolvimento Motor, e comparar o desenvolvimento das mesmas em uma academia com programas esportivos, e alunos que só praticam atividades esportivas, na aula de Educação Fí­sica na escola. Foram escolhidas 8 crianças; o grupo 1 era composto por 4 alunos regulares de futebol, em uma academia, e o grupo 2, por 4 crianças do 6° ano de uma escola, onde possuí­am aula de Educação Fí­sica duas vezes por semana. Os dois grupos foram avaliados através do Teste EDM adaptado, nas seguintes habilidades: motricidade global, equilí­brio, e organização espacial. Para a análise estatí­stica dos dados, foi utilizado o programa Excel 2013, com valor de p < 0,05. É esperado que nessa idade, as crianças já tenham suas habilidades bem desenvolvidas, porém, neste estudo, foi observado que as crianças que participavam do programa de Escola de Futebol apresentavam um ní­vel de desenvolvimento motor melhor do que o grupo 2, que apenas praticavam atividades esportivas nas aulas de Educação Fí­sica.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Bessa, UAM

Graduado do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Deborah Palma, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica e membro do Grupo de Pesquisa em Esportes e Atividade Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP

Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica e membro do Grupo de Pesquisa em Esportes e Atividade Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP

Andreia Camila de Oliveira, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica e membro do Grupo de Pesquisa em Esportes e Atividade Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP

Referências

Marques TS, Vilela JGR, Figueiredo BM, Figueiredo AP. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais. Revista Digital EFDeportes 2013;18(186).

Silva DA. A importância da psicomotricidade na educação infantil [TCC]. Brasí­lia: UniCEUB; 2013.

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2005.

Andrade A, Luft CB, Rolim MKSB. O desenvolvimento motor, a maturação das áreas corticais e a atenção na aprendizagem motora. Revista Digital EFDeportes 2004;10(78).

Santos CR, Silva CC, Damasceno ML, Medina-Papst J, Marques I. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos. Rev Bras Educ Fí­s Esporte 2015;29(3):497-506.

Santos AM, Neto FR, Pimenta RA. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade 2013;9(2);50-60.

Teixeira RG, Pereira KRG, Coutinho MTC, Valentini NC. Habilidade motora especializada: desenvolvimento motor nos esportes. Revista Digital EFDeportes 2011;16:(157).

Rosa Neto F, Santos APM, Xavier RFC, Amaro KN. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira Cineantropom Desempenho Humano 2010;12(6):422-7.

Rosa Neto F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed; 2002.

Nascimento JRA, Gaion PA, Vieira LF. Avaliação do estágio de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças praticantes de futebol. Coleção Pesquisa em Educação Fí­sica 2010;9(2);77-94.

Bento RR, Matta M, Basilio S, Siqueira ALA, Paula DR. Escolas de Futebol: Projeto Social, Futebol e Dimensões dos Conteúdos. Esporte e Sociedade 2009;4(11).

Barroso ALR, Darido SC. Escola, Educação Fí­sica e Esporte: Possibilidades Pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Fí­sica, Esporte, Lazer e Dança 2006;1(4):101-114.

Hitora VB, Paiano R. A disciplina de teoria e prática do futebol: Identificando os conhecimentos dos graduandos e propondo um olhar sobre as fases de desenvolvimento. Revista Mackenzie de Educação Fí­sica e Esporte 2007;6(2):99-106.

Araujo FR, Carvalhal MI, Coelho EM. Avaliação da coordenação motora em crianças dos 6 aos 9 anos de idade [Dissertação]. Vila Real: Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro; 2014.

Chaput JP, Leblanc AG, McFarlane A, Colley RC, Thivel D, Biddle SJ, Maddison R, Leatherdale ST, Tremblay MS. Active healthy kids Canada`s position on active video games for children and youth. Revista Digital – Pediatria e Saúde Infantil 2013;18(10): 529-32.

Rosa Neto F. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Poeta LS, Duarte MFS, Giuliano ICB, Silva JC, Santos APM, Rosa Neto F. Desenvolvimento motor de crianças obesas. Rev Bras Ciênc Mov 2010;18(4):18-25.

Downloads

Publicado

2022-03-08