Avaliação do estágio de desenvolvimento motor em crianças de 10 a 11 anos
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v17i3.2580Palabras clave:
desenvolvimento infantil; esportes; desempenho atlético; academias de ginásticaResumen
O objetivo do estudo é avaliar o estágio de desenvolvimento motor de crianças de 10 a 11 anos, praticantes de futebol, através do Teste de Escala de Desenvolvimento Motor, e comparar o desenvolvimento das mesmas em uma academia com programas esportivos, e alunos que só praticam atividades esportivas, na aula de Educação Física na escola. Foram escolhidas 8 crianças; o grupo 1 era composto por 4 alunos regulares de futebol, em uma academia, e o grupo 2, por 4 crianças do 6° ano de uma escola, onde possuíam aula de Educação Física duas vezes por semana. Os dois grupos foram avaliados através do Teste EDM adaptado, nas seguintes habilidades: motricidade global, equilíbrio, e organização espacial. Para a análise estatística dos dados, foi utilizado o programa Excel 2013, com valor de p < 0,05. É esperado que nessa idade, as crianças já tenham suas habilidades bem desenvolvidas, porém, neste estudo, foi observado que as crianças que participavam do programa de Escola de Futebol apresentavam um nível de desenvolvimento motor melhor do que o grupo 2, que apenas praticavam atividades esportivas nas aulas de Educação Física.
Citas
Marques TS, Vilela JGR, Figueiredo BM, Figueiredo AP. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais. Revista Digital EFDeportes 2013;18(186).
Silva DA. A importância da psicomotricidade na educação infantil [TCC]. Brasília: UniCEUB; 2013.
Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte; 2005.
Andrade A, Luft CB, Rolim MKSB. O desenvolvimento motor, a maturação das áreas corticais e a atenção na aprendizagem motora. Revista Digital EFDeportes 2004;10(78).
Santos CR, Silva CC, Damasceno ML, Medina-Papst J, Marques I. Efeito da atividade esportiva sistematizada sobre o desenvolvimento motor de crianças de 7 a 10 anos. Rev Bras Educ Fís Esporte 2015;29(3):497-506.
Santos AM, Neto FR, Pimenta RA. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade 2013;9(2);50-60.
Teixeira RG, Pereira KRG, Coutinho MTC, Valentini NC. Habilidade motora especializada: desenvolvimento motor nos esportes. Revista Digital EFDeportes 2011;16:(157).
Rosa Neto F, Santos APM, Xavier RFC, Amaro KN. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira Cineantropom Desempenho Humano 2010;12(6):422-7.
Rosa Neto F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed; 2002.
Nascimento JRA, Gaion PA, Vieira LF. Avaliação do estágio de desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais de crianças praticantes de futebol. Coleção Pesquisa em Educação Física 2010;9(2);77-94.
Bento RR, Matta M, Basilio S, Siqueira ALA, Paula DR. Escolas de Futebol: Projeto Social, Futebol e Dimensões dos Conteúdos. Esporte e Sociedade 2009;4(11).
Barroso ALR, Darido SC. Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades Pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança 2006;1(4):101-114.
Hitora VB, Paiano R. A disciplina de teoria e prática do futebol: Identificando os conhecimentos dos graduandos e propondo um olhar sobre as fases de desenvolvimento. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte 2007;6(2):99-106.
Araujo FR, Carvalhal MI, Coelho EM. Avaliação da coordenação motora em crianças dos 6 aos 9 anos de idade [Dissertação]. Vila Real: Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro; 2014.
Chaput JP, Leblanc AG, McFarlane A, Colley RC, Thivel D, Biddle SJ, Maddison R, Leatherdale ST, Tremblay MS. Active healthy kids Canada`s position on active video games for children and youth. Revista Digital – Pediatria e Saúde Infantil 2013;18(10): 529-32.
Rosa Neto F. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: Artmed; 2009.
Poeta LS, Duarte MFS, Giuliano ICB, Silva JC, Santos APM, Rosa Neto F. Desenvolvimento motor de crianças obesas. Rev Bras Ciênc Mov 2010;18(4):18-25.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Rodrigo Bessa, Deborah Palma, Leonardo Emmanuel de Medeiros Lima, Andreia Camila de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).