Educação inclusiva e autismo: a educação fí­sica como possibilidade educacional

Autores

  • Tiago Lopes Bezerra UEPB

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3340

Resumo

O Sistema Educacional do Brasil enfrenta um momento de modificação influenciado por uma luta pelos direitos dos grupos minoritários da sociedade, que está sendo intitulada de Inclusão Educacional. Considerando a Educação o berço construtivo de uma sociedade moderna, o presente trabalho delimita a pretensão de avaliar a Educação Inclusiva, voltada preferencialmente í  inclusão do indiví­duo autista, hoje a de maior dificuldade, e às possibilidades que a Educação Fí­sica pode fornecer para tal. Assim, foi feita uma análise bibliográfica para observar o histórico da educação inclusiva e a influência da Educação Fí­sica como fonte de subsí­dios para um desenvolvimento psicomotor, as possibilidades de inclusão e as suas reais dificuldades, para ser, construí­da uma coleta de dados desse processo educacional. Concluiu-se que a escola e o professor têm papel fundamental no processo educacional da vida de qualquer pessoa e, em se tratando de crianças e adolescentes autistas, isso não é diferente. O fato é que se faz necessário uma ótica distinta, um ní­vel de atenção essencialmente maior que com outras crianças, mas que, fazendo uso de métodos bem elaborados, é possí­vel proporcionar um desenvolvimento de capacidades fí­sicas e cognitivas dentro do procedimento de estimulação da interação social e autonomia das mesmas.

Palavras-chave: inclusão, educação, educação fí­sica, autismo.

Biografia do Autor

Tiago Lopes Bezerra, UEPB

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual da Paraí­ba, Pós- Graduado lato-senso em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco

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Publicado

2013-08-10