Educação inclusiva e autismo: a educação física como possibilidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.33233/rbfe.v12i4.3340Resumo
O Sistema Educacional do Brasil enfrenta um momento de modificação influenciado por uma luta pelos direitos dos grupos minoritários da sociedade, que está sendo intitulada de Inclusão Educacional. Considerando a Educação o berço construtivo de uma sociedade moderna, o presente trabalho delimita a pretensão de avaliar a Educação Inclusiva, voltada preferencialmente í inclusão do indivíduo autista, hoje a de maior dificuldade, e às possibilidades que a Educação Física pode fornecer para tal. Assim, foi feita uma análise bibliográfica para observar o histórico da educação inclusiva e a influência da Educação Física como fonte de subsídios para um desenvolvimento psicomotor, as possibilidades de inclusão e as suas reais dificuldades, para ser, construída uma coleta de dados desse processo educacional. Concluiu-se que a escola e o professor têm papel fundamental no processo educacional da vida de qualquer pessoa e, em se tratando de crianças e adolescentes autistas, isso não é diferente. O fato é que se faz necessário uma ótica distinta, um nível de atenção essencialmente maior que com outras crianças, mas que, fazendo uso de métodos bem elaborados, é possível proporcionar um desenvolvimento de capacidades físicas e cognitivas dentro do procedimento de estimulação da interação social e autonomia das mesmas.
Palavras-chave: inclusão, educação, educação física, autismo.
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