Influência das aulas de movimento e expressão corporal na motricidade global e equilí­brio em crianças de 3 a 5 anos do SESC Escola Horto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v17i4.1919

Palabras clave:

educação física; educação infantil; movimento

Resumen

A Educação Fí­sica dentro da Educação Infantil assume um papel importante para levar o estí­mulo integral do seu aluno, seja no aspecto fí­sico, psicológico, intelectual e social. O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência das aulas de Movimento e Expressão Corporal na motricidade global e equilí­brio em crianças de 3 a 5 anos do Sesc Escola Horto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e longitudinal. A amostra foi composta por 42 crianças (4,48 ± 0,63 anos) que realizaram os testes da motricidade global e equilí­brio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) no mês de maio e o reteste em setembro e outubro de 2017. Foi aplicada a quantidade de 30, 31 e 32 aulas de Movimento e Expressão Corporal com os alunos de 3, 4 e 5 anos, respectivamente, no perí­odo entre o teste e o reteste, sendo definida a idade motora inicial e idade motora final das crianças e realizadas as comparações entre essas idades e a idade cronológica em relação í  motricidade global e equilí­brio através do Software Graphpad Prism 6.0, tendo como critério de significância p ≤ 0,05. Observamos que a idade motora final se mantém diferente estatisticamente da idade cronológica e da idade motora inicial, tanto para a motricidade global (p < 0,0001) quanto para o equilí­brio (p<0,0001). Ainda, somente para o equilí­brio houve uma diferença estatisticamente significativa entre a idade cronológica e a idade motora inicial (p = 0,0125). Os resultados mostraram que a quantidade de 30, 31 e 32 aulas entre o teste e reteste ocorreu um avanço significativo na idade motora inicial para a final do grupo como um todo e nas turmas, nos elementos básicos do desenvolvimento motor avaliados da motricidade global e equilí­brio.

 

Biografía del autor/a

Kalinca dos Anjos Silva, UNIGRAN

Graduação em Educação Fí­sica (UNIGRAN/MS), Estagiária do Programa Especial de Bolsa de Estágio (SESC/MS)

Leonardo Emmanuel Medeiros Lima, UAM

Docente na Universidade Anhembi Morumbi no curso de Educação Fí­sica, Professor convidado de cursos de pós-graduações na FMU, Estácio de Sá, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, ENAF, CEAT, Anhanguera, CEFIT e UNICID, Grupo de Pesquisa em Performance Humana da Universidade Anhembi Morumbi

Gildiney Penaves de Alencar, UNOPAR

Graduação em Educação Fí­sica (UCDB/MS), Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Treinamento Esportivo (IEPAT/MS), Pós-graduação (em andamento) em Educação Fí­sica Escolar (UFMS), Professor de Educação Fí­sica no Serviço Social do Comércio (SESC/MS), Professor Tutor Presencial na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) polo de Campo Grande/MS, Supervisor do Programa Especial de Bolsa de Estágio no Serviço Social do Comércio (SESC/MS)

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Publicado

2022-03-07