Ansiedade e esporte

Autores/as

  • Suzan Arakaki UAM
  • Pedro Paulo Ribera UAM
  • Albino Pacheco Junior UAM
  • Taciane Pereira de Siqueira UAM
  • Deborah Palma UAM
  • Leonardo Emmanuel Medeiros Lima UAM
  • Andreia Camila de Oliveira UAM

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v17i4.2268

Palabras clave:

ansiedade; competição; esportes

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi verificar como a ansiedade no contexto esportivo pode interferir no desempenho. Trata-se de um trabalho de revisão sistemática que se baseou nos últimos cinco anos e em três bancos de dados: Pubmed, EBSCO e Scielo. Foram utilizadas palavras-chave em português e inglês para ampliar a busca por artigos cientí­ficos. As palavras-chave foram: ansiedade, esportes e competição. Os critérios empregados para a inclusão foram: artigos publicados em lí­ngua portuguesa e lí­ngua inglesa, entre 2012 e 2017, com participantes com mais de 18 anos de idade. Os resultados apontaram que dentro das pesquisas realizadas nos bancos de dados utilizados, foi encontrado no EBSCO um total de 46 artigos, dos quais 14 deles foram incluí­dos e 32 excluí­dos. No Pubmed, um total de 48 artigos foi encontrado, 21 deles foram incluí­dos e 27 excluí­dos. Na Scielo, 21 artigos foram encontrados, 5 foram incluí­dos e 16 excluí­dos. No ambiente esportivo, compreendendo a área de atuação da Educação Fí­sica, a psicologia esportiva mostra sua importância desde a base da formação esportiva, até o alto ní­vel de desempenho competitivo. Notamos que para embasamento de treinadores, preparadores e dos próprios atletas, na construção de seus programas de treinamento incluindo estratégias mentais, com intuito de gerar melhorias significativas no desempenho esportivo, muito precisa ser estudado, analisado e fundamentado, porém, a área da psicologia esportiva está em grande expansão e com isso vêm mostrando sua importância tanto no âmbito da formação esportiva quanto no âmbito do alto rendimento e desempenho.

 

Biografía del autor/a

Suzan Arakaki, UAM

Graduada do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Pedro Paulo Ribera, UAM

Graduado do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Albino Pacheco Junior, UAM

Graduado do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Taciane Pereira de Siqueira, UAM

Graduada do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Deborah Palma, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Leonardo Emmanuel Medeiros Lima, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

Andreia Camila de Oliveira, UAM

Docente do curso de Educação Fí­sica da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo, SP

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Publicado

2022-03-07