Associação entre o ní­vel de atividade fí­sica e o estresse em pré-vestibulandos

Autores/as

  • Vera Alynne da Silva Oliveira UEPI
  • Ícaro Yagor Chaves Sinésio UEPI
  • Patrí­cia Uchoa Leitão Cabral UEPI
  • Antônio Carlos Leal Cortez UNIFSA
  • Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses UEPI

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v18i1.2875

Palabras clave:

estresse psicológico; exercício; desempenho acadêmico

Resumen

O objetivo do estudo foi avaliar a associação entre o ní­vel de atividade fí­sica e o estresse em pré-vestibulandos. O estudo compreendeu uma amostra de 195 escolares de 16 a 24 anos de Teresina/PI. O ní­vel de atividade fí­sica foi analisado pelo Questionário de Atividades Fí­sicas Habituais. Para avaliar o ní­vel de estresse utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress. Para caracterização da amostra foi feito um estudo estatí­stico descritivo analí­tico. Foi usado o teste Qui-quadrado e Exato de Fisher para verificar associação entre as variáveis e para a correlação o de Spearman. Os resultados mostraram que os escolares possuí­am ní­vel de estresse de 34,8% Resistência, 36,9% Exaustão e 26,6% Sem Estresse. Quanto ao ní­vel de atividade fí­sica dos avaliados, 38,4 % foi considerado inativo e 11,2% muito ativo. A associação entre o ní­vel de atividade fí­sica e o ní­vel de estresse mostrou que os mais ativos possuí­am menores ní­veis de estresse que os inativos. A correlação entre o ní­vel de estresse e o ní­vel de atividade fí­sica foi negativa. Houve uma associação estatí­stica significativa entre o ní­vel de atividade fí­sica e o ní­vel de estresse nos pré-vestibulandos avaliados, ou seja, ser mais ativo está associado com os menores ní­veis de estresse.

 

Biografía del autor/a

Vera Alynne da Silva Oliveira, UEPI

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual do Piauí­, Teresina, PI

Ícaro Yagor Chaves Sinésio, UEPI

Graduação em Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual do Piauí­, Teresina, PI

Patrí­cia Uchoa Leitão Cabral, UEPI

D.Sc., Professora de educação fí­sica da Universidade Estadual do Piauí­, Campus Torquato Neto, Teresina, PI

Antônio Carlos Leal Cortez, UNIFSA

Centro Universitário Santo Agostinho UNIFSA, Teresina/PI, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Biociências (PPgEnfBio), Doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) RJ, Bolsista Demanda Social CAPES, Fisiologista da Confederação Brasileira de Badminton – CBBd

Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses, UEPI

D.Sc., Professora de educação fí­sica da Universidade Estadual do Piauí­, Campus Torquato Neto, Teresina/PI e do Centro Universitário Uninovafapi

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Publicado

2022-03-03