O treinamento intervalado de alta intensidade no ambiente aquático

Autores/as

  • Letí­cia de Mattos Oishi UNINOVE
  • Roberta Luksevicius Rica Universidade Estácio de Sá
  • Welmo Alcântara Barbosa UFES
  • Lucas Sfair Barreto UFES
  • Danilo Sales Bocalini UFES
  • Alexandre Lopes Evangelista UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfe.v18i1.2876

Palabras clave:

treinamento intervalado de alta intensidade; ambiente aquático; saúde

Resumen

Diversas diretrizes defendem que para uma vida saudável é importante a prática de exercí­cios fí­sico de forma regular, de forma a estimular promoção de saúde, prevenção e tratamento de doenças crônicas, o que reflete em melhor qualidade de vida. Sendo assim, o treinamento fí­sico torna-se uma ferramenta de interesse da saúde pública. Entretanto, a falta de tempo e as limitações fí­sicas muitas vezes são utilizadas como barreira no engajamento de uma vida menos sedentária. Nestas circunstâncias, o método de treinamento intervalado no ambiente aquático sugere ser uma ferramenta eficaz no combate ao sedentarismo, uma vez que requer menos tempo e utiliza de um meio possí­vel para prática de exercí­cios fí­sicos por aqueles com limitações, crônicas ou temporárias, nas articulações ou músculos, bem como para treinos recreacionais ou até mesmo por opção mais atrativa para alguns. Portanto, o objetivo deste estudo foi elucidar os benefí­cios do treinamento intervalado de alta intensidade no ambiente aquático através de uma revisão de literatura que explorou o treinamento intervalado de alta intensidade e sua possí­vel relação com o ambiente aquático. O método de treinamento proposto se mostrou eficiente, seguro e adaptável, proporcionando benefí­cios e melhorias da saúde para diferentes públicos. Os estudos mostram melhorias no condicionamento fí­sico abrangendo tanto adaptações centrais, como periféricas. Assim, sabendo-se que ambiente aquático é um meio possí­vel na busca da qualidade de vida, mais pesquisas nessa área faz-se necessárias para esclarecer melhor o método, as adaptações necessárias no meio, e os benefí­cios para diferentes públicos.

 

Biografía del autor/a

Letí­cia de Mattos Oishi, UNINOVE

Departamento de Educação Fí­sica, Curso de Educação Fí­sica, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Roberta Luksevicius Rica, Universidade Estácio de Sá

Curso de Educação Fí­sica, Universidade Estácio de Sá, Vitória, ES

Welmo Alcântara Barbosa, UFES

Centro de Educação Fí­sica e Desporto da Universidade Federal do Espí­rito Santo, Vitória, ES

Lucas Sfair Barreto, UFES

Centro de Educação Fí­sica e Desporto da Universidade Federal do Espí­rito Santo, Vitória, ES

Danilo Sales Bocalini, UFES

Centro de Educação Fí­sica e Desporto da Universidade Federal do Espí­rito Santo, Vitória, ES

Alexandre Lopes Evangelista, UNINOVE

Departamento de Educação Fí­sica, Curso de Educação Fí­sica, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

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Publicado

2022-03-03