Desempenho da velocidade de membros superiores nos diferentes estágios maturacionais em jovens praticantes de esporte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33233/rbfex.v19i5.4015

Palabras clave:

antropometria; criança; adolescente; exercício

Resumen

Introdução: As baterias de testes têm se tornado indispensáveis para a avaliação de desempenho, manutenção da saúde e da condição motora, pois essa também representa um requisito para a aprendizagem de habilidades específicas. Objetivo: Comparar o desempenho em diferentes etapas do teste de velocidade de membros superiores nos diferentes estágios maturacionais em crianças e adolescentes. Métodos: 91 crianças e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 8 e 14 anos participaram do estudo. Foram realizadas avaliações da idade óssea, antropométricas e velocidade de membro superior. Foi utilizado uma ANOVA Mista de Medidas Repetidas com objetivo de verificar o efeito de interação [3 (condições) x 3 (tempos)] sobre as fases do teste de velocidade de membros superiores nos diferentes estágios maturacionais. Resultados: O estágio acelerado apresentou melhor desempenho em todas as fases do teste de velocidade de membros superiores, enquanto para o desempenho total o grupo atrasado apresentou o menor desempenho. Conclusão: Os dados apontam que indivíduos que estão em estágio de maturação acelerada apresentam melhor desempenho no teste de velocidade de membros superiores do que os seus pares em estágio normal e atrasado, embora a curva de desenvolvimento do teste seja similar para todos os estágios.

 

Biografía del autor/a

Leandro Medeiros Silva, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Matheus Peixoto Dantas, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Roberto Fernandes da Costa, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Rômulo Vasconcelos Teixeira, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Paulo Moreira Silva Dantas, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Paulo Almeida-Neto, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

Breno Guilherme de Araújo Tinôco Cabral, UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Fí­sica, Natal, RN, Brasil

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Publicado

2021-10-15