Satisfação no trabalho de professores do ensino básico, técnico e tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i2.5135Palavras-chave:
Satisfação no emprego, Docentes, Assistência à Saúde MentalResumo
Introdução: Satisfação profissional dos professores é um sentimento e uma forma de estar positivo perante a profissão, originados por fatores contextuais e/ou exteriorizados pela dedicação, defesa e mesmo felicidade face à mesma. Objetivo: Analisar o nível de satisfação no trabalho entre docentes do ensino básico, técnico e tecnológico, considerando os aspectos intrínsecos, ambiente físico e relações hierárquicas em associação com os aspectos pessoais, profissionais e de saúde desses professores. Métodos: Estudo transversal com dados coletados entre julho e agosto de 2020, por meio do Google forms, em uma instituição pública de educação em Pernambuco. Teve como amostra 82 professores. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre características pessoais, profissionais e de saúde e a escala de satisfação no trabalho. Os dados foram analisados no software SPSS. Resultados: Evidenciou-se que 59,8% dos professores estavam satisfeitos com o trabalho de uma maneira geral. Houve correlações significativas entre a satisfação no trabalho e os fatores possuir religião, número de turmas em que o professor leciona e grau de escolaridade do professor. Conclusão: As respostas possivelmente foram influenciadas pela pandemia COVID-19, sugere-se a realização de pesquisas no contexto pós-pandêmico, para constituir um contraponto acerca do diagnóstico apresentado.
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