Satisfação no trabalho de professores do ensino básico, técnico e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i2.5135

Palavras-chave:

Satisfação no emprego, Docentes, Assistência à Saúde Mental

Resumo

Introdução: Satisfação profissional dos professores é um sentimento e uma forma de estar positivo perante a profissão, originados por fatores contextuais e/ou exteriorizados pela dedicação, defesa e mesmo felicidade face à mesma. Objetivo: Analisar o nível de satisfação no trabalho entre docentes do ensino básico, técnico e tecnológico, considerando os aspectos intrínsecos, ambiente físico e relações hierárquicas em associação com os aspectos pessoais, profissionais e de saúde desses professores. Métodos: Estudo transversal com dados coletados entre julho e agosto de 2020, por meio do Google forms, em uma instituição pública de educação em Pernambuco. Teve como amostra 82 professores. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre características pessoais, profissionais e de saúde e a escala de satisfação no trabalho. Os dados foram analisados no software SPSS. Resultados: Evidenciou-se que 59,8% dos professores estavam satisfeitos com o trabalho de uma maneira geral. Houve correlações significativas entre a satisfação no trabalho e os fatores possuir religião, número de turmas em que o professor leciona e grau de escolaridade do professor. Conclusão: As respostas possivelmente foram influenciadas pela pandemia COVID-19, sugere-se a realização de pesquisas no contexto pós-pandêmico, para constituir um contraponto acerca do diagnóstico apresentado.

Biografia do Autor

Iracema Mirella Alves Lima Nascimento, IFPE Belo Jardim

Enfermeira, Mestre em Práticas e Inovação em Saúde Mental (UPE), Belo Jardim, PE, Brasil

José Antônio Spencer Hartmann Júnior, UPE

Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE), Recife, PE, Brasil

Mirtson Aécio dos Reis Nascimento, IFPE campus Belo Jardim

Enfermeiro, Mestre em Educação para o Ensino na Área de Saúde (FPS), Belo Jardim, PE, Brasil

Sonia Maria da Silva Garcia, IFPE campus Belo Jardim

Enfermeira, Doutora em Ciências Materiais (UFPE), Belo Jardim, PE, Brasil

Juliana de Castro Nunes Pereira, IFPE campus Belo Jardim

Enfermeira, Doutoranda em Saúde Integral (IMIP), Belo Jardim, PE, Brasil

Judicléia Marinho da Silva, IFPE campus Belo Jardim

Enfermeira, Mestre em Gestão e Economia da Saúde (UFPE), Belo Jardim, PE, Brasil  

Angélica de Godoy Torres Lima, IFPE campus Belo Jardim

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem (UPE), Mestre em Ciências da Saúde (UPE), Residência em Enfermagem em Nefrologia (IMIP), Especialista em Enfermagem do Trabalho (UNINTER), Belo Jardim, PE, Brasil

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Publicado

2023-05-10

Edição

Seção

Artigos originais