Impacto da implantação da monitoria pedagógica de farmacologia na graduação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i5.5407

Palavras-chave:

fármacos, ensino superior, enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência da implantação da monitoria pedagógica na disciplina de Farmacologia da graduação em Enfermagem em uma Universidade pública. Métodos: Estudo descritivo com análise quantitativa sobre o desempenho dos discentes na Farmacologia do curso de Enfermagem em Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antes e após a implantação da monitoria. A monitoria foi ofertada durante nove semanas com a realização de estudos dirigidos. As análises estatísticas foram realizadas com análise de variância (One Way – ANOVA), sendo as diferenças entre os grupos consideradas estatisticamente significativas quando p<0,05. Resultados: Observou-se uma redução significativa no número de reprovações na disciplina comparando os dois anos anteriores e dois anos após a implantação da monitoria, de 37,9 ± 7,5% para 6,4 ± 5,3% dos alunos (p < 0,05), respectivamente. Esses índices foram alcançados à medida que foi observado um aumento na assiduidade dos alunos na monitoria. Em relação ao grupo de alunos com maior média na disciplina (notas 7,0 a 10,0) houve um aumento significativo de 9,9 ± 3,2% para 40,9 ± 10,7% (p < 0,05). Conclusão: A implantação da monitoria pedagógica de Farmacologia no curso de Enfermagem foi eficaz na redução no índice de reprovação da disciplina; além de permitir solidificação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos-monitores.

 

Biografia do Autor

Paula Lima do Carmo, UFRJ

Professora Associada de Farmacologia do Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, RJ, Brasil

Referências

Brasil. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 03 dez. 1968. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/15540.htm

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Frison LMB, Moraes MAC. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica. 2010;8(2):144-58. doi: 10.5216/rpp.v8i2.14064

Natário EG, Santos AAA. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia. 2010;27(3):355-64. doi: 10.1590/S0103-166X2010000300007

Santos GM, Batista SHSS. Monitoria acadêmica em formação em/para saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. Arquivo Brasileiros de Ciências da Saúde/ ABCS Health Sciences. 2015;40(3):203-07. doi: 10.7322/abcshs.v40i3.796

Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. 2016:27(1):133-53. doi: 10.1590/0103-7307201607908

Dantas OM. (2014). Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2014;95(241):567-89. doi: 10.1590/S2176-6681/301611386

Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018;71(suppl4):1690-1698. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0736

Silveira E, Sales F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Ciência da Informação e Documento. 2016;7(1):131-149. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149

Fontana NS, Parise MR. Monitoring of basic and clinical pharmacology: an experience report. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2019;5(11):26332-26336. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4811/4422

Borsatto AZ, Silva PDD, Assis F, Oliveira NCC, Rocha PR, Lopes GT, Peres PL. Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985-2000). Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem. 2006;10(2):187-194. doi: 10.1590/S1414-81452006000200004

Haag GS, Kolling V, Silva E, Melo SCB, Pinheiro M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2008;61(2):215-220. doi: 10.1590/S0034-71672008000200011

Pires PS, Santos EM, Araújo MM. Monitoria como atividade de ensino-aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme. 2019;89(27):1-7. doi: 10.31011/reaid-2019-v.89-n.27-art.17

Downloads

Publicado

2023-11-29

Edição

Seção

Artigos originais