Impacto da implantação da monitoria pedagógica de farmacologia na graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v22i5.5407Palavras-chave:
fármacos, ensino superior, enfermagemResumo
Objetivo: Relatar a experiência da implantação da monitoria pedagógica na disciplina de Farmacologia da graduação em Enfermagem em uma Universidade pública. Métodos: Estudo descritivo com análise quantitativa sobre o desempenho dos discentes na Farmacologia do curso de Enfermagem em Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antes e após a implantação da monitoria. A monitoria foi ofertada durante nove semanas com a realização de estudos dirigidos. As análises estatísticas foram realizadas com análise de variância (One Way – ANOVA), sendo as diferenças entre os grupos consideradas estatisticamente significativas quando p<0,05. Resultados: Observou-se uma redução significativa no número de reprovações na disciplina comparando os dois anos anteriores e dois anos após a implantação da monitoria, de 37,9 ± 7,5% para 6,4 ± 5,3% dos alunos (p < 0,05), respectivamente. Esses índices foram alcançados à medida que foi observado um aumento na assiduidade dos alunos na monitoria. Em relação ao grupo de alunos com maior média na disciplina (notas 7,0 a 10,0) houve um aumento significativo de 9,9 ± 3,2% para 40,9 ± 10,7% (p < 0,05). Conclusão: A implantação da monitoria pedagógica de Farmacologia no curso de Enfermagem foi eficaz na redução no índice de reprovação da disciplina; além de permitir solidificação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos-monitores.
Referências
Brasil. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 03 dez. 1968. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/15540.htm
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Frison LMB, Moraes MAC. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica. 2010;8(2):144-58. doi: 10.5216/rpp.v8i2.14064
Natário EG, Santos AAA. Programa de monitores para o ensino superior. Estudos de Psicologia. 2010;27(3):355-64. doi: 10.1590/S0103-166X2010000300007
Santos GM, Batista SHSS. Monitoria acadêmica em formação em/para saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde. Arquivo Brasileiros de Ciências da Saúde/ ABCS Health Sciences. 2015;40(3):203-07. doi: 10.7322/abcshs.v40i3.796
Frison LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. 2016:27(1):133-53. doi: 10.1590/0103-7307201607908
Dantas OM. (2014). Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 2014;95(241):567-89. doi: 10.1590/S2176-6681/301611386
Andrade EGR, Rodrigues ILA, Nogueira LMV, Souza DF. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018;71(suppl4):1690-1698. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0736
Silveira E, Sales F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Ciência da Informação e Documento. 2016;7(1):131-149. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v7i1p131-149
Fontana NS, Parise MR. Monitoring of basic and clinical pharmacology: an experience report. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2019;5(11):26332-26336. Available from: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4811/4422
Borsatto AZ, Silva PDD, Assis F, Oliveira NCC, Rocha PR, Lopes GT, Peres PL. Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985-2000). Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem. 2006;10(2):187-194. doi: 10.1590/S1414-81452006000200004
Haag GS, Kolling V, Silva E, Melo SCB, Pinheiro M. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. 2008;61(2):215-220. doi: 10.1590/S0034-71672008000200011
Pires PS, Santos EM, Araújo MM. Monitoria como atividade de ensino-aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme. 2019;89(27):1-7. doi: 10.31011/reaid-2019-v.89-n.27-art.17
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paula Lima do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.