Percepção dos enfermeiros docentes frente ao processo de morte e morrer
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v13i3.3687Abstract
Estudo descritivo qualitativo transversal com objetivo de identificar dificuldades em lidar com o processo de morte/morrer e sentimentos/pensamentos frente í problemática. Desenvolvido em 2012 por meio de entrevista com 24 docentes enfermeiros da Universidade Nove de Julho/SP. Os resultados diante das dificuldades em cuidar de paciente em processo de morte e morrer foram categorizados: âmbito emocional, âmbito comunicacional, âmbito ético-filosófico e âmbito educacional. Os sentimentos foram: impotência, frustração e culpa; tristeza, comoção, lamento e pesar; aceitação, alívio e empatia; indignação e desespero. Quanto í percepção que possuem quando cuidam, seis categorias emergiram: condição evitável; influência espiritual; aspecto bioético; exposição das relações familiares; processo natural e expressão de sentimentos. Concluiu-se que parte dos profissionais apresenta dificuldade em lidar com a morte, sendo apontados os problemas ligados às emoções, comunicação, ética e educação. Uma variedade de sentimentos e fragilidades, quando cuidam do paciente nas condições referidas, foi assumida revelando a complexidade do assunto.
Palavras-chave: morte, atitude frente í morte, tanatologia, enfermagem.
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