Percepção dos enfermeiros docentes frente ao processo de morte e morrer
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v13i3.3687Resumen
Estudo descritivo qualitativo transversal com objetivo de identificar dificuldades em lidar com o processo de morte/morrer e sentimentos/pensamentos frente í problemática. Desenvolvido em 2012 por meio de entrevista com 24 docentes enfermeiros da Universidade Nove de Julho/SP. Os resultados diante das dificuldades em cuidar de paciente em processo de morte e morrer foram categorizados: âmbito emocional, âmbito comunicacional, âmbito ético-filosófico e âmbito educacional. Os sentimentos foram: impotência, frustração e culpa; tristeza, comoção, lamento e pesar; aceitação, alívio e empatia; indignação e desespero. Quanto í percepção que possuem quando cuidam, seis categorias emergiram: condição evitável; influência espiritual; aspecto bioético; exposição das relações familiares; processo natural e expressão de sentimentos. Concluiu-se que parte dos profissionais apresenta dificuldade em lidar com a morte, sendo apontados os problemas ligados às emoções, comunicação, ética e educação. Uma variedade de sentimentos e fragilidades, quando cuidam do paciente nas condições referidas, foi assumida revelando a complexidade do assunto.
Palavras-chave: morte, atitude frente í morte, tanatologia, enfermagem.
Citas
Prochet TC. Compartilhando os sentimentos e os pensamentos sobre a morte e o processo de morrer. Enferm Bras 2009;8(3):131-8.
Silva RS, Campos ERA, Pereira A. Caring for the patient in the process of dying at the Intensive Care Unit. Rev Esc Enferm USP 2011;45(3):738-44.
Pereira LA, Thofehrn MB, Amestoy SC. A vivência de enfermeiras na iminência da própria morte. Rev Gaúcha Enferm 2008;29(4):536-42.
Bertachini L, Pessini L. Encanto e responsabilidade no cuidado da vida: lidando com desafios éticos em situações crÃticas e de final de vida. São Paulo: Paulinas: Centro Universitário São Camilo; 2011.
Pinho LMO, Barbosa MA. The professor-student relationship in coping with dying. Rev Esc Enferm USP 2010;44(1):107-12.
Santos JL; Bueno SMV. Death education for nursing professors and students: a document review of the scientific literature. Rev Esc Enferm USP 2011;45(1):272-6.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. 9ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006.
Prochet TC, Silva MJP, Ferreira DM, Evangelista VC. Affection in elderly care from the nurses' perspective. Rev Esc Enferm USP 2012;46(1):96-102.
Silva MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo: Loyola; 2008.
Fernandes MFP, Freitas GF. Fundamentos da ética. In: Oguisso T, Zoboli E. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e à saúde. São Paulo: Manole; 2006. p. 27-44.
Oliveira SG, Quintana AM, Bertolino KCO. Reflexões acerca da morte: um desafio para a enfermagem. Rev Bras Enferm 2010;63(6):1077-80.
Sousa DM, Soares EO, Costa KMS, PacÃfico ALC, Parente ACM. A vivência da enfermeira no processo de morte e morrer dos pacientes oncológicos. Texto Contexto Enferm 2009;18(1):41-7.
Medeiros YKF, Bonfada D. Refletindo sobre finitude: um enfoque na assistência de enfermagem frente à terminalidade. Rev Rene 2012;13(4):845-52.
Santos FS. Perspectivas histórico-culturais da morte. In: Dora I, Santos FS. A arte de morrer: visões plurais. Bragança Paulista: Comenius; 2007. p.13-25.
Waldow VR, Fensterseifer, LM. Saberes da Enfermagem: a solidariedade como uma categoria essencial do cuidado. Esc Anna Nery 2011;15(3):629-32.
Barbastefano PS, Vargens OMC. Prevenção da mortalidade materna: desafio para o enfermeiro. Rev Bras Enferm 2009;62(2):278-82.
Bousso RS, Poles K, Serafim TS, Miranda MG. Religious beliefs, illness and death: family's perspectives in illness experience. Rev Esc Enferm USP 2011;45(2):397-403.
Murakami R, Campos CJG. Religião e saúde mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente. Rev Bras Enferm 2012;65(2):361-7.
Pereira I, Sera CTN, Caromano FA. Higiene e Conforto. In: CREMESP. Cuidado Paliativo. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; 2008. p. 195-218.
Vargas D. Death and dying: feelings and behaviors of nursing students. Acta Paul Enferm 2010; 23(3):404-10.