Percepção dos enfermeiros docentes frente ao processo de morte e morrer

Autores

  • Teresa Cristina Gioia Schimidt USP
  • Juliana Aparecida Ribeiro Parreira UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v13i3.3687

Resumo

Estudo descritivo qualitativo transversal com objetivo de identificar dificuldades em lidar com o processo de morte/morrer e sentimentos/pensamentos frente í  problemática. Desenvolvido em 2012 por meio de entrevista com 24 docentes enfermeiros da Universidade Nove de Julho/SP. Os resultados diante das dificuldades em cuidar de paciente em processo de morte e morrer foram categorizados: âmbito emocional, âmbito comunicacional, âmbito ético-filosófico e âmbito educacional. Os sentimentos foram: impotência, frustração e culpa; tristeza, comoção, lamento e pesar; aceitação, alí­vio e empatia; indignação e desespero. Quanto í  percepção que possuem quando cuidam, seis categorias emergiram: condição evitável; influência espiritual; aspecto bioético; exposição das relações familiares; processo natural e expressão de sentimentos. Concluiu-se que parte dos profissionais apresenta dificuldade em lidar com a morte, sendo apontados os problemas ligados às emoções, comunicação, ética e educação. Uma variedade de sentimentos e fragilidades, quando cuidam do paciente nas condições referidas, foi assumida revelando a complexidade do assunto.

Palavras-chave: morte, atitude frente í  morte, tanatologia, enfermagem.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Gioia Schimidt, USP

D.Sc.,  Enfermeira, Docente Colaboradora no Departamento Médico Cirúrgico da Escola de Enfermagem da USP, Docente no Departamento de Saúde da Universidade Nove de Julho, Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre Comunicação em Enfermagem do CNPq, São Paulo/SP

Juliana Aparecida Ribeiro Parreira, UNINOVE

Enfermeira, Mestranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Docente no Departamento de Saúde da Universidade Nove de Julho São Paulo/SP  

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Publicado

2014-06-10

Edição

Seção

Artigos originais