Ações educativas desenvolvidas em um grupo de idosos

Authors

  • André Luiz de Souza Braga UFF

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v12i5.3770

Abstract

Objetivo: Relatar uma experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, na Policlí­nica Regional do Largo da Batalha, Niterói/RJ, no grupo de idosos, por meio da educação em saúde. Material e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência realizado com grupo de idosos durante dois dias do mês de outubro de 2011. Resultados: Através das atividades lúdicas percebemos a receptividade dos idosos e a aderência a essas ações. Conseguimos atingir bons ní­veis de saúde mental e fí­sica através de uma maior integração e participação, despertando alegria, satisfação e aumento do desejo de viver. O trabalho em equipe, de forma lúdica, desperta o desejo de desfrutar a vida, incorporando novas atitudes e valores de convivência. Adquirir informações de formato diferenciado melhora as tensões emocionais, proporcionando autocontrole e confiança. Conclusão: As práticas de ações educativas propiciam uma melhoria sensí­vel da qualidade de vida com implicações sociais, psí­quicas e fisiológicas.

Palavras-chave: educação em saúde, enfermagem, gerontologia, ludoterapia.

Author Biography

André Luiz de Souza Braga, UFF

Professor da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Membro e pesquisador do NECIGEN – Núcleo de Estudos em Cidadania e Gerência em Enfermagem

References

Simões R. Corporeidade e terceira idade: a marginalização do corpo idoso. Piracicaba: Unimep; 1994.

Valla VV, Stotz EN. Educação, Saúde e Cidadania. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 1996.

Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. Legislação de Saúde (Art. 15. e Art. 21. § 2.º). 1ª ed. Brasília: MS; 2003.

Ministério da Saúde. Lei N.º 8.842 - Portaria n.º 1.395/GM, em 10 de dezembro de 1999. Política nacional de saúde do idoso. Brasília: MS; 1999.

Moura LF, Camargos AT. Atividades educativas como meio de socialização de idosos institucionalizados. Anais do 8º encontro de extensão da UFMG, 2005.

Oliveira E, Rodrigues MS, Souza RS, Guimarães AR. O lúdico na educação de jovens e adultos. [citado 2011 Nov 24]. Disponível em URL: http://alb.com.br

Mendes MCDG, Siqueira FC. Práticas corporais, perspectivadas no lazer, com idosos: sentidos de (nova) vida, Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte Salvador - Bahia, 2009.

Minayo MCS. Pesquisa Social. 29ª ed. Petrópolis: Vozes; 2010. p. 21.

Valle WAC, Silva CS, Braga ALS, Rosas AMMTF. Hiperdia, sistema de informação em saúde, produção de conhecimento para melhoria da prática de Enfermagem na Atenção Básica. Revista Enfermagem Brasil 2011;10(2):108-14.

Gáspari JC, Schwartz GM. O idoso e a ressignificação emocional do lazer. Psic: Teor Pesq 2005;21(1):69-76.

Projeto de extensão Saudarte. Universidade Federal Fluminense. [citado 2011 Nov 20]. Disponível em URL: http://www.uff.br/proex

Leonardi LC, Rodrigues AL. Caixa lúdica para idosos: processo de construção como procedimento clínico e sua contribuição na qualidade do vínculo. Psicologia USP 2012;23(2):327-42.

Published

2019-12-28

Issue

Section

Experience reports