Ações educativas desenvolvidas em um grupo de idosos
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v12i5.3770Resumo
Objetivo: Relatar uma experiência vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, na Policlínica Regional do Largo da Batalha, Niterói/RJ, no grupo de idosos, por meio da educação em saúde. Material e métodos: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência realizado com grupo de idosos durante dois dias do mês de outubro de 2011. Resultados: Através das atividades lúdicas percebemos a receptividade dos idosos e a aderência a essas ações. Conseguimos atingir bons níveis de saúde mental e física através de uma maior integração e participação, despertando alegria, satisfação e aumento do desejo de viver. O trabalho em equipe, de forma lúdica, desperta o desejo de desfrutar a vida, incorporando novas atitudes e valores de convivência. Adquirir informações de formato diferenciado melhora as tensões emocionais, proporcionando autocontrole e confiança. Conclusão: As práticas de ações educativas propiciam uma melhoria sensível da qualidade de vida com implicações sociais, psíquicas e fisiológicas.
Palavras-chave: educação em saúde, enfermagem, gerontologia, ludoterapia.
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