A co-produção de sujeitos nas práticas de educação em saúde na prevenção da dengue

Autores

  • Maíra Muniz Assis UNIPLI
  • André Luiz de Souza Braga UFF
  • Elaine Antunes Cortez UFRJ
  • Tânia Cristina Tavares Corrêa Valladão UNESA

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v8i4.4666

Palavras-chave:

educação em saúde; prevenção; dengue

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as formas como os profissionais de saúde participam na co-produção de sujeitos envolvidos com a educação/promoção de saúde na prevenção dos casos de dengue no Município de Niterói/RJ, procurando reconhecer suas atividades e dificuldades emergentes deste processo. Realizado por meio de pesquisa de campo, aprovado pelo CEP/EEAN com número de protocolo 18/08, o estudo foi qualitativo exploratório, através de entrevistas semi-estruturadas com enfermeiros do Programa Médico de Família - PMF. Desta etapa, surgiram as seguintes categorias: as atividades do enfermeiro do PMF, e as suas dificuldades na educação/prevenção da saúde nos casos de dengue, que nos levaram a observar pouca percepção em práticas educativas que pudessem mobilizar esses profissionais e a comunidade envolvidos no processo de co-produção de autonomia dos sujeitos, evidenciando a dificuldade dos enfermeiros em serem e se reconhecerem enquanto educadores.

Biografia do Autor

Maíra Muniz Assis, UNIPLI

Preceptora da Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), Niterói, RJ, Residente em Saúde Coletiva pela UFF

André Luiz de Souza Braga, UFF

Professor Assistente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Elaine Antunes Cortez, UFRJ

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Nery – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tânia Cristina Tavares Corrêa Valladão, UNESA

Professora de português da UNESA e UNIPLI, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado

2009-08-20

Edição

Seção

Artigos originais