Projeto de acolhimento e humanização para acompanhantes: a inserção do serviço social e da enfermagem de uma instituição federal do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.33233/eb.v8i4.4673Palavras-chave:
Serviço Social; Enfermagem; acolhimento; humanização da assistênciaResumo
O presente trabalho descreve a prática do Assistente social e da Enfermeira no atendimento a familiares e acompanhantes de pacientes internados em um Hospital Federal Universitário no Rio de Janeiro, utilizando como ferramenta metodológica uma reunião semanal realizada com esses acompanhantes do serviço de internações clínicas. Essa atuação é fundamentada no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, nos Códigos de Ética Profissional do Assistente Social e do Enfermeiro e na discussão de temas emergentes do cotidiano do processo de hospitalização. Considerando que o assistente social e o enfermeiro são os profissionais que se apresentam como os principais elos de ligação entre paciente, família e instituição de saúde, este trabalho teve como objetivos desenvolver atividades com orientações e educação em saúde, baseando-se no tripé que norteia a instituição: Ensino – Pesquisa – Assistência. Os resultados obtidos foram: diminuição de queixas a ouvidoria; maior número de acompanhantes orientados sobre direitos e deveres e sobre a composição da equipe multiprofissional; melhor controle da quantidade de pertences e alimentos nas enfermarias trazidos pelos acompanhantes, aumento de doadores de sangue e redução dos conflitos existentes entre família e equipe.
Referências
Mezomo JC. Gestão da qualidade na Saúde. Princípios básicos. São Paulo: Manole; 2001.301p.
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Série B. textos básicos de saúde. Brasília: MS; 2004.
Casate JC, Correa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latinoam Enfermagem 2005; 13(1):105-11
Amin TCC. O paciente internado no hospital, a família e a equipe de saúde: redução de sofrimentos desnecessários [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz; 2001.
Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Visita aberta e direito à acompanhante. Série B. Textos básicos de saúde. Brasília: MS; 2004.
Ministério da Saúde. HumanizaSUS. Política Nacional de Humanização. A Humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Série B. Textos básicos de saúde. Brasília: MS; 2004
Ministério da Saúde. Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Brasília: MS; 2006.
Squassante ND. A dialética das relações entre a equipe de enfermagem e familiares acompanhantes no hospital: implicações para o cuidado de enfermagem [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Erika Fonseca Camargo Marsico, Sandra Batista da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.