Espiritualidade e religiosidade para universitários: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33233/eb.v22i2.5315

Palavras-chave:

acadêmicos, discentes, espiritualidade, religiosidade, universitários

Resumo

Introdução: Ao se tratar da dimensão humana, é imprescindível abordar a religiosidade e espiritualidade (R/E), pois há uma necessidade de ser compreendida em sua totalidade. Objetivo: Descrever o impacto da R/E durante a formação acadêmica e verificar de que modo influencia a saúde, a percepção e as relações interpessoais ou profissionais dos acadêmicos. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa baseada na leitura, pesquisa e interpretação de artigos científicos nacionais das seguintes bases de dados: Capes, Scielo, BVS. Resultados: Observou-se que a maioria dos artigos estudados possui ação benéfica na vida dos universitários, como: prevenção ao suicídio e utilização de drogas lícitas e ilícitas, o aumento da autoestima e de pensamentos positivos, e ainda auxilia na melhora dos seus relacionamentos profissionais e pessoais. Conclusão: A R/E é um fator capaz de promover o bem-estar dos discentes em seu cotidiano, sendo um instrumento para lidar com as adversidades desse período da sua vida. Esta pesquisa pode abrir discussões a respeito da temática nos centros universitários e a inclusão desse assunto nas grades curriculares, buscando ampliar e conhecer os aspectos positivos, negativos e neutros na comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Moraes França, UNIAN

Enfermeiro, Doutorando, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN), RJ, Brasil

Juliana Rodrigues da Silva Gomes, UNIAN

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói – UNIAN, RJ, Brasil

Marcelle Bezerra da Costa, UNIAN

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN, RJ, Brasil

Rafaela da Conceição Gomes, UNIAN

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN, RJ, Brasil

Rachel Verdan Dib, INCA

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Residente em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), RJ, Brasil

Ana Cristina da Silva Oliveira, UNIAN

Enfermeiro e Docente do Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN, RJ, Brasil

Giuliana Fernandes e Silva, Centro Universitário Anhanguera de Niterói

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF

Antônio Marcos Tosoli Gomes, UERJ

Doutor em Enfermagem, professor da Faculdade de Enfermagem da UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Rafael Pires da Silva, UERJ

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF, RJ, BRasil

Helena Ferraz Gomes, UERJ

Doutora em Enfermagem, Professora da Faculdade de Enfermagem da UERJ, RJ, Brasil

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Publicado

2023-05-10