Investigação de enurese noturna em escolares de 4 a 9 anos de idade

Autores

  • Tânia Aparecida Gomes UNIPAM
  • Lays Magalhães Braga UNIPAM
  • Nilce Maria de Freitas Santos IBRAESP
  • Kelly Christina de Faria Nunes UNIPAM

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v22i4.4754

Palavras-chave:

enurese; Fisioterapia; saúde da criança

Resumo

Introdução: A enurese infantil caracteriza-se pela perda de urina involuntária durante uma idade em que a criança já deveria ter obtido controle, geralmente ocorre após o desfralde podendo chegar até a adolescência. Objetivo: Avaliar a frequência e causas da enurese em crianças de 4 a 9 anos de idade e traçar o seu perfil sociodemográfico. Métodos: Estudo transversal, exploratório e quantitativo, composto por amostra de 50 pais e/ou responsáveis de escolares de duas escolas do município de Rio Paranaíba/MG. Utilizou-se questionário sociodemográfico semiestruturado elaborado pelas autoras e o formulário de avaliação de enurese para verificar a procedência da queixa e histórico de saúde do escolar. Os dados foram analisados pelo programa SPSS, versão 23.0. Resultados: Verificou-se prevalência de 10% de enurese noturna, todas do sexo feminino, idade média de 5 ± 0,70 anos e estudavam na rede pública. 60% não possuíam controle miccional diurno, todas tinham episódios de perda de urina devido ao riso e não eram capazes de reter quantidade razoável de urina. Todos os pais recriminavam o quadro e a enurese incomodava a criança. Conclusão: Houve baixa incidência de enurese noturna na amostra estudada (10%), sendo maior em crianças do sexo feminino, caracterizando-a como enurese polissintomática.

Biografia do Autor

Tânia Aparecida Gomes, UNIPAM

Discente do Centro Universitário de Pato de Minas (UNIPAM)

Lays Magalhães Braga, UNIPAM

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Nilce Maria de Freitas Santos, IBRAESP

Docente de pós-graduação do IBRAESP

Kelly Christina de Faria Nunes, UNIPAM

Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

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Publicado

2021-11-02

Edição

Seção

Artigos originais