Ensino superior em Fisioterapia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v11i5.1425Abstract
As instituições de ensino superior aumentam progressivamente, assim como as buscas por cursos de graduação no país, inclusive os de Fisioterapia. Estímulos para estes crescimentos vertem de diversas fontes, sendo principalmente fomentados pela vigência de novas redefi nições sociais e políticas. Diante desse aumento considerável, o presente estudo se propôs a realizar uma revisão bibliográfi ca sobre os principais conceitos que norteiam a graduação em Fisioterapia no Brasil. Verifi cou-se que apesar do estabelecimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Fisioterapia e a sua evidente aproximação com os princípios da saúde coletiva, ainda se observa a presença do modelo biomédico e reducionista, proposto por Abraham Flexner em 1910, na formação acadêmica dos profi ssionais fi sioterapeutas. Também se evidencia a importância da realização de mais estudos que abordam a referida temática como forma de se fortalecer o modelo de formação integral, uma vez que se observa a direta relação entre o modelo de graduação onde são formados os fi sioterapeutas com o exercício dos mesmos nos campos profi ssionais que lhes são pertinentes. Portanto, não se pode desvincular do conceito de saúde ampliada a importância da formação dos recursos humanos. Palavras-chave: proï¬ ssional da saúde, currículo, educação.
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