Ensino superior em Fisioterapia no Brasil

Authors

  • Almir Vieira Dibai Filho FCBS

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v11i5.1425

Abstract

As instituições de ensino superior aumentam progressivamente, assim como as buscas por cursos de graduação no paí­s, inclusive os de Fisioterapia. Estí­mulos para estes crescimentos vertem de diversas fontes, sendo principalmente fomentados pela vigência de novas redefi nições sociais e polí­ticas. Diante desse aumento considerável, o presente estudo se propôs a realizar uma revisão bibliográfi ca sobre os principais conceitos que norteiam a graduação em Fisioterapia no Brasil. Verifi cou-se que apesar do estabelecimento das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Fisioterapia e a sua evidente aproximação com os princí­pios da saúde coletiva, ainda se observa a presença do modelo biomédico e reducionista, proposto por Abraham Flexner em 1910, na formação acadêmica dos profi ssionais fi sioterapeutas. Também se evidencia a importância da realização de mais estudos que abordam a referida temática como forma de se fortalecer o modelo de formação integral, uma vez que se observa a direta relação entre o modelo de graduação onde são formados os fi sioterapeutas com o exercí­cio dos mesmos nos campos profi ssionais que lhes são pertinentes. Portanto, não se pode desvincular do conceito de saúde ampliada a importância da formação dos recursos humanos. Palavras-chave: proï¬ ssional da saúde, currí­culo, educação.

Author Biography

Almir Vieira Dibai Filho, FCBS

Ft.,  Curso de Fisioterapia, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), Centro Universitário Cesmac, Maceió, Alagoas

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Published

2017-12-09