Efeitos da estimulação cortical por sintetização auditiva conjugada na marcha de uma criança com diplegia espástica
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i6.1586Abstract
O termo paralisia cerebral é usado para um grupo de condições caracterizadas essencialmente por disfunção motora. Com base nesta assertiva, o presente estudo teve por objetivo investigar os efeitos da estimulação auditiva conjugada a um programa de direcionamento mental na marcha de uma criança com diplegia espástica (DE). A metodologia é de um estudo de caso (N = 1) de um indivíduo com cinco anos de idade, gênero masculino, diagnosticado com DE, com rigidez muscular de membros inferiores, não deambulando com independência. Procedimentos: Foram aplicadas 48 sessões de 30 minutos de estimulação cerebral de ondas alfa, precedidos de exercícios do programa de educação motora. As mensurações foram feitas através do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa para Paralisia Cerebral, da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e da Sequência de Desenvolvimento de Habilidades Locomotoras. O resultado do item tonicidade em medidas pré e pós-intervenção revelou-se significativo, com qui quadrado= 8,428, gl 1 e 18, p < 0,05. Os resultados benéficos coincidiram com melhoras inequívocas observadas nos testes do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa para Paralisia Cerebral. A intervenção proposta no estudo pode gerar efeitos muito positivos na marcha de uma criança com DE, como a sua total independência na marcha, além da independência nas suas AVDs.
Palavras-chave: diplegia espástica, estimulação auditiva, deambulação.
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