Aplicação da galvanoterapia em uma máquina de tatuar para tratamento de estrias

Authors

  • Patrí­cia Froes Meyer Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1659

Abstract

As estrias que são uma atrofia de pele adquirida devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas. Um dos métodos de tratamento para as estrias é a galvanopuntura. Seus efeitos estão relacionados ao estí­mulo elétrico, baseado na compilação dos efeitos intrí­nsecos da corrente contí­nua (galvânica) que promovem uma inflamação aguda localizada, extremamente eficiente na regeneração do tecido conjuntivo rompido. Este estudo utilizou a corrente galvânica associada a uma máquina de tatuar (protótipo). Foram aplicadas sete sessões, em uma paciente, uma vez por semana, tratando três estrias, uma com galvanopuntura tradicional e as outras duas com a máquina de tatuar associada ou não a corrente. A avaliação foi realizada por meio de ficha de avaliação e biópsias antes e após as sete sessões. O objetivo foi verificar os efeitos da aplicação da corrente galvânica associada a um aparelho de tatuagem na obtenção de uma resposta inflamatória. Concluiu-se que a maior eficácia desse tratamento foi utilizando a corrente galvânica, porém, associada com a máquina de tatuar, os resultados foram superiores, obtendo maior tempo inflamatório, menor tempo para efetuar a aplicação e, sobretudo, promovendo menor dor e desconforto í  paciente. Acreditamos que este protótipo seja útil na prática clí­nica da fisioterapia dermato-funcional.

Palavras-chave: estrias, estimulação elétrica, biópsia de pele.

Author Biography

Patrí­cia Froes Meyer, Universidade Potiguar

D.Sc., Docente de Universidade Potiguar e FARN

References

Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional. 3 ed. São Paulo: Manole; 2004.

Cordeiro BK. Tratamento de estrias. Revista de Cosmiatria e Medicina estética 1996;4:3.

Lee KS, Rho YJ, Jang SI, Suh, MH, Song JY. Decreased expression of collagen and fibronectin genes in striae distensae tissue. Clin Exp Dermatol 1994;19(4):285-8.

Guirro E, Guirro R. Fisioterapia em estética. 2 ed. São Paulo: Manole; 1996.

Gutmann AZ. Fisioterapia atual. 2 ed. São Paulo: Pancast: 1991.

Borges FS. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.

Kede, MPV, Sabatovich O. Dermatologia estética. São Paulo: Ateneu; 2004.

Umbria KFT, Schwarz SBF, Pinheiro H. Estudo comparativo da aplicação da microcorrente contínua filtrada e do ácido ascórbico no tratamento de estrias. Fisioterapia Ser 2006;1:2.

Published

2017-12-16