Aplicação da galvanoterapia em uma máquina de tatuar para tratamento de estrias
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v10i3.1659Resumo
As estrias que são uma atrofia de pele adquirida devido ao rompimento de fibras elásticas e colágenas. Um dos métodos de tratamento para as estrias é a galvanopuntura. Seus efeitos estão relacionados ao estímulo elétrico, baseado na compilação dos efeitos intrínsecos da corrente contínua (galvânica) que promovem uma inflamação aguda localizada, extremamente eficiente na regeneração do tecido conjuntivo rompido. Este estudo utilizou a corrente galvânica associada a uma máquina de tatuar (protótipo). Foram aplicadas sete sessões, em uma paciente, uma vez por semana, tratando três estrias, uma com galvanopuntura tradicional e as outras duas com a máquina de tatuar associada ou não a corrente. A avaliação foi realizada por meio de ficha de avaliação e biópsias antes e após as sete sessões. O objetivo foi verificar os efeitos da aplicação da corrente galvânica associada a um aparelho de tatuagem na obtenção de uma resposta inflamatória. Concluiu-se que a maior eficácia desse tratamento foi utilizando a corrente galvânica, porém, associada com a máquina de tatuar, os resultados foram superiores, obtendo maior tempo inflamatório, menor tempo para efetuar a aplicação e, sobretudo, promovendo menor dor e desconforto í paciente. Acreditamos que este protótipo seja útil na prática clínica da fisioterapia dermato-funcional.
Palavras-chave: estrias, estimulação elétrica, biópsia de pele.Referências
Guirro E, Guirro R. Fisioterapia dermato-funcional. 3 ed. São Paulo: Manole; 2004.
Cordeiro BK. Tratamento de estrias. Revista de Cosmiatria e Medicina estética 1996;4:3.
Lee KS, Rho YJ, Jang SI, Suh, MH, Song JY. Decreased expression of collagen and fibronectin genes in striae distensae tissue. Clin Exp Dermatol 1994;19(4):285-8.
Guirro E, Guirro R. Fisioterapia em estética. 2 ed. São Paulo: Manole; 1996.
Gutmann AZ. Fisioterapia atual. 2 ed. São Paulo: Pancast: 1991.
Borges FS. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte; 2006.
Kede, MPV, Sabatovich O. Dermatologia estética. São Paulo: Ateneu; 2004.
Umbria KFT, Schwarz SBF, Pinheiro H. Estudo comparativo da aplicação da microcorrente contÃnua filtrada e do ácido ascórbico no tratamento de estrias. Fisioterapia Ser 2006;1:2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.