Avaliação do volume inspiratório de crianças com paralisia cerebral através de diferentes técnicas
DOI:
https://doi.org/10.33233/fb.v9i6.1726Abstract
As crianças com paralisia cerebral (PC) evoluem com um conjunto de alterações neurológicas que são responsáveis pelo comprometimento motor e respiratório freqüentemente observado nesta população. Objetivo: Avaliar o volume inspiratório de crianças portadoras de PC através de diferentes técnicas incentivadoras. Materiais e métodos: Foram selecionadas crianças com PC classificadas no nível V (Gross Motor Function Classification System) que estivessem estáveis hemodinamicamente. Foram excluídas crianças que apresentassem hipersecreção pulmonar que pudesse interferir na realização das medidas. Para a avaliação do volume inspiratório foram utilizados dois recursos fisioterapêuticos distintos: Inspirômetro de incentivo a volume (IIV) e Breath Stacking (BS). Resultados: Foram avaliadas 13 crianças, com idade média de 5,61 ± 2,46 anos, sendo que 69 % delas tinham o diagnóstico topográfico de quadriplegia espástica e 31% apresentam componente atetóide na sua classificação. Em relação ao volume inspiratório ocorreu diferença significativa (p = 0,000) entre o IIV (204,60 ± 37,10) e o BS (1134,00 ± 702). Entretanto, no IIV as crianças mobilizaram um volume correspondente a duas vezes o volume corrente mínimo pré-estabelecido para elas de acordo com o peso corporal. Conclusão: Na população estudada, o IIV se mostrou mais eficaz para avaliação do volume inspirado.
Palavras-chave: paralisia cerebral, crianças, músculos respiratórios, volume inspiratório.
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